Fortaleza – Em nova etapa de execução, o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) será expandido para novos setores da economia no Ceará. Nos últimos dois anos, foram atendidas mil empresas de confecção, calçados e laticínios. Agora, a iniciativa atenderá empreendimentos de panificação, comércio varejista, agroindústria e pequenos restaurantes. A meta é atender outros mil empreendimentos até setembro de 2013.
Com investimento de R$ 2,4 milhões, o ALI prestará consultoria para empresas das regiões do Cariri, Ibiapaba, Sobral, Iguatu e Metropolitana de Fortaleza.
Na região de Iguatu, por exemplo, o foco do programa será o comércio. “Já realizamos o trabalho de sensibilização dos empresários. Agora, os empreendedores devem aderir ao programa para que os agentes comecem o diagnóstico que avalia o grau de inovação em que se encontra o negócio”, explica o gestor do ALI do Sebrae no Ceará, Joaquim Cavaleiro.
De acordo com ele, após o diagnóstico os agentes identificam oportunidades e aproximam a empresa de instituições provedoras de soluções inovadoras. Dependendo do caso, os ALI também encaminham demandas para instituições de ciência e tecnologia, que deverão criar as soluções.
“O agente mostra ao empresário que ele pode introduzir técnicas de inovação em seus negócios, mesmo que a empresa seja pequena”, informa Cavaleiro. Segundo ele, 20 consultores atuaram na primeira fase do programa e agora outros 20 profissionais desenvolverão o trabalho. Os novos contratados foram capacitados em setembro do ano passado.
No Ceará, o programa conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do CNPq, Fecomércio, CDL e FCDL.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias