Em artigo, Sanjay Agarwal, diretor geral da Valuenet – consultoria especializada em soluções de TI On Demand, fala sobre a nova tendência das empresas de buscarem inovação para além das fronteiras das organizações.
Trata-se do open innovation, modelo caracterizado pela partilha aberta de informações, com o objetivo de produzir conhecimento que se baseia na colaboração em rede da empresa, com fornecedores, clientes, universidades e até concorrentes. A partir desse conceito, a inovação deixou de ser uma área limitada aos departamentos internos de pesquisa e desenvolvimento, como era a lógica vigente até as décadas de 1970 a 1990.
“Acredito que a interação seja a chave para esse processo se tornar real e mais do que isso: ela é a fonte para a inovação. Por isso, as redes sociais representam hoje a melhor plataforma de interação para as empresas interessadas em inovação aberta. O desafio que se impõe, entretanto, é criar tecnologias que gerenciem a troca de informações realizadas nessa mídia”, afirma.
A íntegra do artigo, inclusive com exemplos bem sucedidos, está disponível no site Olhar Digital.