Porto Alegre – As 200 micro e pequenas empresas (MPE) que fazem parte do projeto Turismo Gastronômico de Porto Alegre precisam estar atentas ao cronograma de capacitações que o Sebrae no Rio Grande do Sul programou para este mês. São visitas técnicas, seminários e workshops com vagas limitadas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento e crescimento das MPE do setor, visando grandes eventos, como a Copa do Mundo, shows e feiras.
“Porto Alegre está se tornando um polo reconhecido pela qualidade e variedade da gastronomia. Queremos consolidar essa tendência, proporcionando a troca de informações e experiências entre os empresários da alimentação fora do lar, além de consultorias em gestão e em segurança alimentar”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch. Na região Metropolitana da capital existem, atualmente, cinco mil estabelecimentos formais do setor de gastronomia, sendo 98% de micro e pequeno porte.
Segundo o gestor do projeto no Sebrae no Rio Grande do Sul, Roger Klafke, há um aumento na participação dos empreendedores nas atividades. “Estamos lotando todos os eventos, o que demonstra o interesse dos empresários em melhorar seus produtos e serviços”, afirma.
No dia 26 de abril, um grupo de 25 empresários que integram o projeto realizará a primeira visita técnica de 2012. Será no Hashi Art Cuisine, considerado em 2011 o melhor restaurante de cozinha contemporânea e melhor chef 2010 e 2011, eleito pela revista Veja Porto Alegre. “A visita técnica é realizada em empresas que também participam do projeto, mas que se destacaram de alguma forma e que podem servir de benchmarking para os demais empreendedores. A iniciativa permite a troca de informações e experiências entre os participantes, que conhecem a história de vida do fundador da empresa, as dificuldades enfrentadas e os planos para o futuro”, explica Klafke.
O Mercado Público, um dos principais pontos turísticos da capital, possui 110 estabelecimentos comerciais de diferentes setores de alimentação. Para identificar as necessidades de melhoria do local, está em fase de execução o programa Diagnóstico Mais Varejo, responsável por um levantamento das lojas. Um consultor visita as empresas, grava imagens do ambiente e depoimentos dos consumidores. Após essa etapa, serão apresentados os resultados e as sugestões de melhoria.
O projeto Turismo Gastronômico de Porto Alegre tem a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), da Secretaria Municipal de Turismo, da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Associação dos Permissionários do Mercado Público Central.
Programação:
– 12/04 (quinta-feira), das 15h às 17h – Seminário Técnico “Identidade Visual e Design Estratégico para Empresas de Alimentação” – 60 vagas
– 18 e 19/04 (quarta e quinta-feira) das 15h às 18h (total de 6h – vagas limitadas) – “Workshop Mídias e Redes Sociais para o Setor de Alimentação fora do Lar”, com o consultor especialista Fabiano Goldoni – 30 vagas
– 26/04 (quinta-feira) das 15h às 17h – “1ª Visita Técnica 2012 – Restaurante Hashi Art Cuisine” (melhor restaurante de cozinha contemporânea 2011 e melhor chef 2010 e 2011 eleitos pela revista Veja Porto Alegre) – 25 vagas (restrito a uma vaga por empresa)
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
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