Há várias maneiras de utilizar
o Facebook. Algumas pessoas gostam de postar absolutamente tudo que lhes vem em
mente, outras preferem se tornar espectadoras que não postam muito, mas estão
sempre de olho no que está acontecendo. Porém muitas o utilizam como principal
meio de comunicação com sua rede de contatos e por isso um ponto muito
importante a ser trabalhado no Facebook é a sua influência e relevância sobre
seus amigos.
o Facebook. Algumas pessoas gostam de postar absolutamente tudo que lhes vem em
mente, outras preferem se tornar espectadoras que não postam muito, mas estão
sempre de olho no que está acontecendo. Porém muitas o utilizam como principal
meio de comunicação com sua rede de contatos e por isso um ponto muito
importante a ser trabalhado no Facebook é a sua influência e relevância sobre
seus amigos.
O ponto que quero destacar
neste artigo é o da reciprocidade, onde ações positivas são retribuídas (em sua
maioria) por mais ações positivas. Isso se aplica em várias instâncias do
relacionamento interpessoal na vida e o princípio pode se estender à vida
online no Facebook. Ações positivas nas redes sociais, como comentários, “curtidas” e interação por meio dos seus próprios posts são excelentes métodos
para aumentar sua relevância.
neste artigo é o da reciprocidade, onde ações positivas são retribuídas (em sua
maioria) por mais ações positivas. Isso se aplica em várias instâncias do
relacionamento interpessoal na vida e o princípio pode se estender à vida
online no Facebook. Ações positivas nas redes sociais, como comentários, “curtidas” e interação por meio dos seus próprios posts são excelentes métodos
para aumentar sua relevância.
Tomamos por exemplo o perfil
do observador, que prefere observar a ação e interação alheia ao invés de agir
e interagir. Mesmo tendo muitos amigos, suas ações não são frequentemente
vistas por eles, ele não “curte” posts alheios e não comenta. Seus amigos
estabelecem uma relação recíproca, resultando que quando o observador postar
algo, ele não receberá tanta interação de seus amigos, pois eles não estão
acostumados a interagir com o observador.
do observador, que prefere observar a ação e interação alheia ao invés de agir
e interagir. Mesmo tendo muitos amigos, suas ações não são frequentemente
vistas por eles, ele não “curte” posts alheios e não comenta. Seus amigos
estabelecem uma relação recíproca, resultando que quando o observador postar
algo, ele não receberá tanta interação de seus amigos, pois eles não estão
acostumados a interagir com o observador.
Podemos fazer uma ponte com a
vida off-line: quanto mais uma pessoa é vista, mais interage com seus amigos e
mais vai nas festas, mais os amigos estão acostumados a interagir com essas
pessoas. Portanto, elas serão mais frequentemente convidadas às festas. Formas
importantes de interagir são: curtir posts e comentários, postar conteúdo
relevante com frequência e comentar posts e fotos (principalmente da
timeline).
vida off-line: quanto mais uma pessoa é vista, mais interage com seus amigos e
mais vai nas festas, mais os amigos estão acostumados a interagir com essas
pessoas. Portanto, elas serão mais frequentemente convidadas às festas. Formas
importantes de interagir são: curtir posts e comentários, postar conteúdo
relevante com frequência e comentar posts e fotos (principalmente da
timeline).
É importante interagir com os
seus amigos o máximo possível para que se estabeleça essa relação. Curta muitos
posts, mesmo alguns irrelevantes, comente sem opiniões muito duras, seja
receptivo, apoie, discuta de uma maneira construtiva, se exponha de maneira
inteligente. Enfim, interaja. Essas ações resultam em mais interação dos seus
contatos com você, sendo muito útil quando for necessário, além de formar uma
imagem positiva para todos resultando em ganho pessoal e até profissional.
seus amigos o máximo possível para que se estabeleça essa relação. Curta muitos
posts, mesmo alguns irrelevantes, comente sem opiniões muito duras, seja
receptivo, apoie, discuta de uma maneira construtiva, se exponha de maneira
inteligente. Enfim, interaja. Essas ações resultam em mais interação dos seus
contatos com você, sendo muito útil quando for necessário, além de formar uma
imagem positiva para todos resultando em ganho pessoal e até profissional.
Por Chris Falaster, estudante de publicidade, assessor de marketing e blogueiro. @chrisfalaster
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