X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conteúdo, tecnologia e a viralização de vídeos na internet


Texto: Pedro Filizzola, evangelista da cultura da Samba Tech.
Foto: hberends (sxc)

Desde os anos 90, com a explosão da bolha das empresas “pontocom” nos EUA – que lidavam com internet e queimaram muito dinheiro – a tecnologia começou a ser olhada com outros olhos, fazendo cada vez mais parte da nossa vida: pessoas comuns.

Fato é que a tecnologia nasceu para facilitar nossas atividades no dia a dia. Quando estreitamos o foco para a internet, mesmo sem entender muito como funciona, sabemos que ela desempenha um papel fundamental quando, por exemplo, conseguimos disponibilizar um vídeo para nossos amigos assistirem.

Falando em vídeos online, segundo a comScore, o Brasil conta com 83% da população online assistindo a esse tipo de mídia. Dados da Cisco ainda mostram que em 2012 eles serão responsáveis por mais de 50 % do tráfego de Internet. Argumentos suficientes para mostrar que, querendo ou não, os vídeos vão “suportar” a internet num futuro muito próximo.

Chovendo no molhado e indo além dessas informações acima, os vídeos são mais ricos, têm modelos de monetização mais altos que as mídias de display e um grande diferencial: o usuário já deu o “play”, ou seja, você já conseguiu prendê-lo junto a seu conteúdo. Produtores de já entenderam essa tendência e estão cada vez mais apostando no audiovisual em sua estratégia de comunicação.

É nesse contexto que para auxiliar a escalar e aumentar a audiência dos vídeos, a tecnologia desempenha um papel importante, potencializando a viralização do conteúdo produzido.

Só que antes de falar da tecnologia, é necessário falar do vídeo em si pelo simples fato de que se você não tem um conteúdo interessante, não existe tecnologia no mundo que vai fazê-lo ser um sucesso. No cenário digital – e aí falando de uma maneira mais ampla – é importante definir com clareza a abordagem que se vai tratar, ou seja, ter uma estratégia bem definida. No caso dos vídeos, os produtores têm que pensar no público alvo, tema, roteiro, edição, finalização, enfim, em tudo que compõe a mídia e o ambiente que ela está inserida.

Se formos pegar um exemplo não tem como fugir do mais recente fenômeno Kony 2012. Sem entrar na polêmica se o tema é certo ou errado, não podemos ignorar que o vídeo foi o viral mais rápido da história – 100 milhões de views em 6 dias. O que ele fez pra conseguir isso? Seguiu à risca uma “receita de bolo” para tornar um vídeo viral: (a) É uma causa que intriga as pessoas e é pouco comum – não vemos todo dia uma campanha para tornar um terrorista famoso; (b) Houve uma participação maciça dos internautas em geral – compartilhando, criando paródias, comentando; (c) Teve o envolvimento de formadores de opinião e celebridades – quando você tem uma Oprah e Justin Bieber abraçando a causa, a repercussão é muito maior.

Agora que o vídeo foi produzido, a tecnologia, dentro do cenário digital e de compartilhamento, se torna muito importante no sentido de se tornar um meio que facilite a viralização. Para isso, temos dois momentos: quando o vídeo é publicado e quando ele é consumido.

O que é importante quando falamos de um vídeo viral? Que ele esteja no maior número de lugares possível. Por isso é importante que ele ganhe alcance no momento que ele é publicado, sendo distribuído para qualquer aparelho conectado à internet: smartphones, tablets, consoles de video-game e Connected TVs. A tecnologia entra justamente nesse momento, fazendo com que o vídeo seja transformado para os formatos que vão tocar na tela daquele device.

Depois de distribuído na internet, a tecnologia precisa facilitar o compartilhamento. Quantas vezes ficamos com preguiça de compartilhar um conteúdo interessante simplesmente porque não tem um botão ali para isso? Ponto para a tecnologia que, a partir da integração com redes sociais e sites de compartilhamento de vídeos, conseguem por meio de ícones e botões de social-sharing facilitar a vida do usuário na hora de mostrar para um amigo o vídeo interessante que você assistiu.

Dessa forma, com esse tripé conteúdo, alcance e facilidade de compartilhamento, temos um cenário propício para a viralização dos vídeos – e isso pode contribuir muito para mobilização social.

 

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot