Belo Horizonte – Quem pensa que música é só arte está enganado. A produção musical pode se tornar um negócio rentável. Porém, muitas pessoas ainda não sabem como lucrar com seus dons artísticos. Para orientar músicos sobre as oportunidades e tendências do setor, o Sebrae em Minas Gerais promove o seminário Cenário da Música Brasileira: Oportunidades e Ameaças, no dia 25 de abril, às 19h, em Belo Horizonte.
Durante o evento, três especialistas vão debater sobre diversos temas, como a necessidade de gestão na produção musical, a importância das parcerias e estratégias de relacionamento, e como ampliar a comercialização.
Segundo levantamento do Sebrae no estado, aproximadamente 80% da produção nacional de música está nas mãos de profissionais independentes. Desde 2010, a instituição realiza o projeto Comercialização da Produção Musical da região Metropolitana de Belo Horizonte nos Mercados Nacional e Internacional. A iniciativa, voltada aos músicos, orienta sobre gestão de empreendimentos musicais, de marketing e de acesso a mercados.
A primeira ação do projeto é uma capacitação que desenvolve as competências fundamentais na gestão de carreira de artistas e grupos musicais. Os participantes aprendem a planejar shows e controlar gastos, além de participarem de missões técnicas. A intenção é aumentar a comercialização da música independente a partir de um modelo de gestão voltado para a busca de novos mercados. “A música é uma empresa. Saber planejar, administrar a carreira e identificar problemas são fundamentais para o sucesso”, explica Kennya Barboza, analista técnica de projetos do Sebrae em Minas Gerais.
Serviço:
Seminário Cenário da Música Brasileira: Oportunidades e Ameaças
25 de abril, às 19h
Auditório do Sebrae em Minas Gerais
Avenida Barão Homem de Melo, 329
Inscrições gratuitas: www.sebraemg.com.br ou 0800 570 0800
Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG
(31) 3379-9275 / 9276
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