Fortaleza – Capacitar micro e pequenas empresas dos diversos segmentos da economia criativa em Fortaleza para torná-las mais competitivas e preparadas para aproveitar as oportunidades que poderão surgir antes, durante e após a Copa do Mundo em 2014. Esse é o objetivo do projeto Fortaleza Criativa, que será realizado pelo Sebrae no Ceará, em parceria com o Banco do Nordeste e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A apresentação e lançamento será nesta segunda-feira (14), durante o seminário “Pequenas Empresas e Economia Criativa”, na sede do Sebrae, em Fortaleza, das 8h às 17h. O evento contará com palestras de Décio Coutinho, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás; Ana Letícia Fialho, consultora em Artes Visuais; Ary Scapin, consultor em Design; Thais Aragão e Leonardo Salazar, consultores em Música.
O projeto pretende atender a 100 empresas de Fortaleza e Região Metropolitana com capacitações, consultorias gerenciais e tecnológicas, rodadas de negócios e encontros empresariais. O foco são empreendimentos que atuem nas setores da música, artes visuais, design e economia digital.
Uma das primeiras ações do projeto é o curso Negócios da Música, que será realizado de 15 a 18 de maio, de 14h às 18h, no Centro Cultural BNB Fortaleza, com o especialista em empreendedorismo musical, Leonardo Salazar. O curso abordará finanças, captação de recursos para empreender, visão global do mercado cultural e plano de negócios.
Copa
O Fortaleza Criativa faz parte do programa Sebrae 2014, uma iniciativa de abrangência nacional que pretende auxiliar micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a se tornarem mais competitivos para conseguirem bons resultados com as oportunidades oferecidas pelos grandes eventos esportivos que serão realizados no país.
A Economia Criativa faz parte da Produção Associada do Turismo, um dos oito setores da economia em que o Sebrae está trabalhando com o objetivo de identificar oportunidades de negócios e capacitar pequenas empresas. Os outros setores são Construção Civil, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, Comércio Varejista, Agronegócios e Serviços em geral.
De acordo com o coordenador do projeto de Economia Criativa do Sebrae no Ceará, Glauber Uchoa, por conta da realização de grandes eventos internacionais previstos para o Ceará, quem já atua ou deseja atuar neste mercado deve preparar-se para um aquecimento veloz da demanda por serviços e consumo de bens culturais.
“Apesar de sediar apenas parte da Copa do Mundo, Fortaleza também deverá registrar impacto forte por ser referência internacional para os turistas que chegam ao Brasil. Além disso, vamos ter também o Centro de Eventos do Ceará, o segundo maior e o mais moderno equipamento para feiras, congressos e exposições do Brasil, que será inaugurado em julho”, afirma.
Mapa
O Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), levantou 87 atividades ligadas à Produção Associada ao Turismo. Algumas delas estão ligadas à Economia Criativa e abrigam pequenas empresas de Fortaleza que terão relevante papel e serão beneficiadas diretamente em termos de negócios, geração de empregos e postos de trabalho, desenvolvimento e consolidação no mercado.
Produção Associada é o conceito adotado pelo Ministério do Turismo e Sebrae para definir segmentos, atividades e serviços que agregam valor aos produtos turísticos, como artesanato, manifestações culturais, gastronomia e atividades artísticas e esportivas.
As manifestações culturais estão entre as maiores agregadoras de valor ao turismo e terão esse papel nas 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo. Elas envolvem espetáculos de artes cênicas, circenses, dança e música, e geram negócios e trabalho para produtores culturais, artistas, profissionais e trabalhadores dos setores técnico e artístico.
Serviços de captação de recursos para realização de eventos e produção de vídeos também serão bastante demandados, especialmente antes do megaevento esportivo. Produtores culturais e cineastas compõem importante segmento da Economia Criativa e poderão ser impactados, assim como designers de produtos e de embalagens, designers gráfico e editorial, entre outros.
Serviço:
Seminário Pequenas Empresas e Economia Criativa
Dia 14 de maio, das 8h às 17h
Local: Sebrae Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema
Informações: 3255-6625 ou [email protected]
Programação
8h às 8h30 – Inscrições/Credenciamento
8h30 – Boas vindas – Alci Porto Gurgel Júnior – Diretor Técnico do SEBRAE/CE – e Débora Mazzei – Coordenadora da Carteira de Economia Criativa do Sebrae Nacional
9h – Apresentação do Projeto Fortaleza Criativa Glauber Uchoa – Analista Técnico do SEBRAE/CE, Coordenador do Projeto Fortaleza Criativa
9h20 – Banco do Nordeste e a Economia Criativa – Viviane Queiroz – Gerente de Produtos e Serviços – Ambiente de Gestão da Cultura
9h40 – Os Pólos Digital e Criativo de Fortaleza – Uirá Porã – Articulador de Políticas Digitais e Economia Criativa da SDE – Prefeitura de Fortaleza
10h – Palestra Economia Criativa, uma alternativa de Desenvolvimento para o Brasil – Décio Coutinho (GO) – Superintendente da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás
11h – Painel – Contextualizando a Economia Criativa Artes Visuais – Ana Letícia Fialho (SP) Design – Ary Scapin (SP) Música – Thais Aragão (RS) e Leonardo Salazar (PE)
Mediador: Glauber Uchoa
14h30 – Painéis específicos:
Sala 1 – Artes Visuais – Condução de Ana Letícia Fialho (SP) Relatoria de Roberto Galvão (CE)
Sala 2 – Design – Condução de Ary Scapin (SP) Relatoria de Tulio Paracampos (CE)
Sala 3 – Música – Condução de Thais Aragão (RS) Relatoria de Leonardo Salazar (PE)
Sala 4 – Economia Digital – Condução de e Marcio Brito (DF) Relatoria de Sáfilo Rodrigues (CE)
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