X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Você sabe onde a Venda está parada?


dd adbadeebfbc wi
Chega uma hora durante o processo de vendas em que o vendedor simplesmente pára de fazer follow-up em um negócio porque ele acha que será percebido como um pentelho se continuar a encher o saco do cliente com novas ligações, emails etc.

O vendedor será percebido como um pentelho se continuar a utilizar as tradicionais abordagens de vendedor pentelho com o cliente.

[como vocês podem ver, a linguagem desse post é para maiores de 21 anos]

O que é uma abordagem de pentelho?

É aquela abordagem onde o vendedor – depois de enviar uma proposta ou um maldito folheto corporativo que ninguém lê -, continuar a pentelhar o cliente com as seguintes perguntas, “E ai, vamos fechar?”, “E ai, O que está faltando para fechar?”, “E ai, falta alguma informação para fechar?”, “E ai, vamos fechar hoje para aproveitar a taxa do dólar?”, “E ai, se você fechar hoje eu te dou um brinde ou um desconto de 10%, vamos fechar?”.

Abordagem de pentelho é aquela onde o vendedor só está preocupado em fechar a venda para bater a sua maldita meta e se mandar para outro cliente.

Abordagem de pentelho é aquela onde o vendedor demonstra que quer apenas se ajudar a vender, e não ajudar o cliente a comprar.

Quando o follow-up que o vendedor faz em cima de um negócio resume-se a esse tipo de conversa, o vendedor tem mais é que tirar o seu time de campo e parar de encher o saco do cliente.

98% dos vendedores que eu conheço só conhecem esse tipo de abordagem. A grande maioria dos vendedores que passam pelos cursos da BIZ só sabem fazer isso.

Eles dizem que não, mas na prática, na hora do exercício, 98% dos vendedores do Brasil usam a mesma conversa e papo furado.

Como mudar essa abordagem?

O que o vendedor precisa fazer para não ser percebido como um chato?

O vendedor precisa ajudar, e não vender.

Dá para entender isso?

Explico.

A primeira coisa que o vendedor precisa entender é qual é o processo de compras que o cliente precisa passar dentro da empresa dele para comprar o produto e serviço que o vendedor vende.

Segunda coisa, NÃO VAMOS ESPERAR O CLIENTE DECIDIR NADA, nem vamos deixar o cliente ter o trabalho solitário de decidir.

Nós vamos ajudar o cliente a decidir fornecendo informações objetivas que o ajuda a decidir.

Enquanto o vendedor não entender em que pé o negócio está, ele não vai conseguir alinhar a sua abordagem com o momento em que o cliente se encontra.

Exemplo.

Digamos que você seja vendedor de um software de CRM. Digamos que o cliente te chamou para uma reunião para conhecer o software que você vende.

Ao término da primeira reunião, onde provavelmente você apresentou o seu produto e blá blá blá, o cliente – não sabendo direito como comprar aquilo que você vende – vai dizer: “Legal, bacana, agora eu preciso fazer uma reunião com o meu chefe para apresentar a sua proposta para ele. Daqui uns 5 dias eu retorno a você.”

A reunião do seu cliente com o chefe dele não vai acontecer, nem em 5 dias nem em 50 dias.

Nesse caso, ao invés de ligar para o cliente com uma típica abordagem de pentelho; o vendedor, entendendo o processo de compras de um software de CRM, deve guiar o cliente na compra fazendo a seguinte abordagem:

“Caro Amigo, você me disse 2 dias atrás que faria uma reunião com o seu chefe para falar sobre o meu produto. Para facilitar a sua reunião, eu preparei uma apresentação com os tópicos sobre CRM que o seu chefe precisa conhecer. Eu inclusive personalizei a apresentação com o logo da sua empresa, o seu nome etc. No final da apresentação tem um slide chamado “Próximos Passos” onde inclusive eu listo uma série de reuniões internas que a sua empresa precisa fazer com diferentes departamentos. Eu tomei a liberdade de listar as pautas que cada reunião deve ter. Para cada uma dessas reuniões eu tenho um material específico para você utilizar. Posso mandar para você?”.

A partir dessa abordagem onde o vendedor distribui informação que ajuda o cliente a decidir ao longo do processo de compras da empresa dele, o vendedor JAMAIS será percebido como pentelho; a partir dessa abordagem, o vendedor conquistará a confiança do cliente para ajudá-lo a comprar algo que ele mesmo sabe que precisa mas não compra por pura incompetência interna.

Onde as suas vendas estão paradas?

Você sabe?

Deveria saber.

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot