Como muitos de vocês já sabem, a escrita utilizada em meios tradicionais de comunicação livros, revistas, jornais, fazê-lo não é a mesma para um blog. Os blogs são um meio diferente, com suas próprias regras e seus recursos próprios de escrever. Se você quer que alguém leia o que você escreve, você tem que conhecê-las, aplicá-las. Este é um miniguia sobre a forma de escrever para blogs. Vou dividi-lo em duas parte, a primeira, você está lendo agora, é como otimizar o conteúdo de suas mensagens pensando no leitor, a segunda, no entanto, vai se concentrar em otimizar o conteúdo de suas mensagens pensando Google e em outros mecanismos de busca.
São 2 condimentos fundamentais para conseguir um artigo de qualidade. Mas onde reside a verdadeira maestria de um bom blogueiro é fazer uma mistura adequada destes dois condimentos, sem que nenhum desse seja perceptível ao leitor. É muito parecido com um truque de mágica, se você sabe o truque a mágica perde a graça. Bem, aqui é o mesmo, tudo o que eu vou explicar deve ser aplicado com o mínimo de interrupção da experiência do leitor. Em outras palavras, são recursos que devem operar nas sombras, sem que o leitor tenha consciência de sua presença.
Neste artigo, vou falar sobre o um dos itens principais mencionados para fazer um bom post: Otimização de conteúdo pensando no leitor mais tarde publicarei a segunda parte.
Perfil do leitor de blog e seus hábitos de leitura
Se você quiser fazer uma escrita eficaz o primeiro e mais importante de tudo é conhecer o perfil dos leitores que você tem e os seus hábitos de leitura. O leitor de conteúdo on-line é caracterizado por uma coisa que você precisa sempre ter em mente ao escrever suas mensagens: ele tem uma capacidade de atenção e concentração mínima.
Qual é a explicação para essa falta de atenção e concentração? À primeira vista eu encontro 3 prováveis causas.
1 – A Leitura de uma tela é chata. Brilho, reflexões, etc. empobrecem a experiência da leitura. Além disso, e ao decorrer da vida sempre aprendemos que as telas são para ver vídeos e não para ler.
2 – A grande quantidade de distrações que temos quando estamos navegando na Internet, seja no próprio blog (banners, etc.) ou fora dela (música, online, Facebook, Twitter, IM, Skype, etc..).
3- A enorme facilidade que é para saltar de um lugar para outro. Se eu não gosto de algo, eu possa ir para outro conteúdo que atenda às minhas necessidades, em poucos segundos.
Claro que há outros motivos, mas essas 3 são mais do que suficiente para perceber que o leitor da Internet é como uma criança mimada com um baixo poder de concentração. Dito isto, vejamos como podemos captar a sua atenção e mantê-lo o tempo suficiente para terminar de ler o nosso post.
Como atrair e reter a atenção do leitor
Há 3 práticas em minha opinião que são essenciais para alcançar este objetivo, são:
- Uma ação para facilitar a digitalização do texto pelo leitor
- Um próximo roteiro, direto e visual.
- Abordar um tema que os interesse (o seu alvo ou meta).
Vamos ver como conseguir cada um deles.
1 – Recursos e orientações para facilitar a digitalização do texto pelo leitor
- A estruturação do texto em pequenos blocos. Esqueça os parágrafos longos. Isso não significa que você não pode escrever mensagens longas, você só tem que estruturar de forma que eles são confortáveis para ler.
- O uso de títulos que resuma o texto. Títulos são fundamentais para informar o leitor sobre o que é o texto que se segue e também permite que você chame a sua atenção e dirija seu olhar. Eles são como mini manchetes e servem como isca e, assim, alcançar o peixe / leitores mordem e começam a ler.
- As listas numéricas ajudam a facilitar a verificação de conteúdo. Alguma vez você já se perguntou por que quase todos os meus posts têm uma lista numerada ou pontos? Isso que você está lendo agora é uma lista, as listas não só facilitam as ideias, mas torna o texto mais agradável de ler, mas também são muito fáceis de escrever.
- O uso do negrito para destacar conteúdos importantes e direcionar a atenção do leitor. A ênfase é um dos melhores recursos ao seu alcance para facilitar a verificação do seu texto. Você pode colocar em negrito algumas palavras que são importantes que estão no meio do parágrafo, o uso pode ser evitado se no final dos parágrafos. Use o bom senso e senso de estética.
- Esqueça os parágrafos longos. Como eu lhe disse, esqueça os parágrafos longos. Separe em pequenos blocos de 5 a 6 linhas, assim você torna o texto mais agradável.
2 – A escrita deve ser direta e visual
- Use a primeira pessoa (eu) e a segunda pessoa (você) singular em sua escrita. De tempos em tempos em casos individuais, a primeira pessoa do plural (nós) também é útil para criar um sentimento de pertence a uma comunidade. Gostaria de evitar o uso da segunda pessoa do plural (você) que cria distância entre seu público e você.
- Não fale nem muito formal ou técnico ou muito bruto. A chave é escrever como se você estivesse conversando com um conhecido sobre o assunto. Deve ser exibido nas proximidades.
- Escrita Visual é contar alguns fatos de modo a facilitar ao leitor imaginá-lo na cabeça. Isto é conseguido através de palavras que são fáceis de imaginar e evitando o uso de conceitos abstratos.
- Um exagero moderado é bom. Usar palavras um tanto exageradas que melhore o que quer dizer, faz com que estes tenham maior impacto sobre o leitor.
- É preciso ser direto e escrever algo provocativo, mas sempre respeitando o leitor e outros.
- Posicione-se e evitar a neutralidade. Sua opinião sobre um assunto deve ser clara e não deixar nenhuma dúvida ao leitor. Você deve se posicionar. Não ocultar e mostrar que você não é neutro. Líderes mostram seus pontos de vista com clareza e convicção. Os especialistas estão sempre posicionados. Ser neutro é o mesmo que ser invisível.
3 – O tema do conteúdo tem de despertar o interesse e curiosidade
Se o assunto é chato ou não interessará a maioria de seus leitores não o escreva. Procure por tópicos que cause interesse e produza o seu conteúdo sobre isso para despertar a curiosidade do leitor.
Um exemplo: ”Como ter uma renda extra com blogs“
Ao colocar esse título às pessoas querem saber mais, quer saber que formas eles poderão usar.
Como despertar o interesse para incentivar a manter a leitura?
- O título do post. É o mais importante de todas as mensagens e o titulo deve gerar interesse por parte daqueles que lê, despertando assim o interesse para matar sua curiosidade.
- O primeiro parágrafo. O primeiro parágrafo é crucial para envolver o leito. Quem escreve o artigo deve despertar a curiosidade necessária para o usuário manter o foco na leitura.
Os 4 elementos mais importantes de um artigo
Em todos os artigos que escrevo, costumo, julgar importantes 4 elementos que são os fatores principais para que o leitor continue lendo seu artigo e assim possa recomendar a outros leitores, esse pontos são :
- Título.
- O primeiro parágrafo,
- O desenvolvimento.
- O último parágrafo.
Posso garantir que a maioria das pessoas só Lê o titulo, os primeiros paragrafo e parte do desenvolvimento. O final é importante porque é a última chance que você tem de dar uma boa sensação de leitura e assim conseguir que ele seja compartilhado com mais pessoas. Espero que este pequeno guia sirva para o seu futuro como um blogueiro. Na segunda parte deste guia explicar como otimizar suas mensagens para o Google.
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