X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Redes Sociais liberadas nas empresas. Como não perder a produtividade?

Facebook Censored

Proibir ou não proibir as redes sociais na empresa? Veja o que Maurício Seriacopi acha sobre isso.


Censurar o Facebook?

Bloquear as redes sociais ou não bloquear. Eis a questão.

Diversas empresas utilizam-se das redes sociais para promover seus produtos e serviços, fidelizar clientes e, principalmente para acompanhar e medir sua popularidade.

Por outro lado, proíbem que seus colaboradores tenham acesso às mesmas, através dos computadores corporativos, justificando o uso irresponsável e desenfreado, comprometendo o desempenho.

Como tratar com esse contrassenso?

Alguns radicais poderiam defender que se trata apenas de um, natural e compreensivo,
conflito de gerações. Esse dilema é muito antigo e só está ganhando uma roupagem tecnológica. Há muitos anos, outros equipamentos, como telex, telefone e até o fax, foram responsabilizados por serem os ladrões da produtividade.

Particularmente, acredito que a solução passa por uma profunda reflexão sobre conscientização, comprometimento, responsabilidades, direitos e deveres, e até pelas defasadas leis do trabalho.

Ainda sofremos de uma herança trabalhista onde, colaborador é, por muitas empresas, nomeado e tratado como “empregado” e como tal, deve seguir e obedecer a ordens que lhe são impostas dentro do seu rígido horário de expediente.

O caminho deve ser construído com a participação de todos. Corporações e colaboradores. Há uma extrema e imediata necessidade de abertura por parte das empresas para uma participação mais efetiva, ativa e contributiva dos colaboradores que crêem plenamente serem capacitados como integrantes pensantes e que em maioria absoluta, não negligenciam ao trabalho, pelo  contrário, manifestam interesse em contribuir para a realização dos objetivos traçados.

É preciso criar, ou colocar em prática, métodos mais eficientes de mensuração da produtividade que propriamente cartões de pontos, bancos de horas, registros nas portarias, entre outros. Enfim, assumir a responsabilidade de introduzir na cultura das organizações, ações e profissionais transformadoras, como:

– Plano de trabalho com metas bem definidas;
– Programa de treinamento do uso adequado das ferramentas tecnológicas;
– Campanha de endomarketing de conscientização;
– Programa de meritocracia transparente, com regras claras de avaliação e; essencialmente,
– Líderes preparados que saibam inspirar pelos valores e não apenas pelo carisma.

“Quando você terceiriza a responsabilidade por um feito seu de insucesso, assume que deu aos outros, o controle da sua vida”.

 

Por Maurício Seriacopi. Palestrante, coach, gestor e consultor empresarial com mais de trinta anos de experiência nas áreas comercial e gestão de pessoas liderando equipes multiprofissionais em empresas de todos os portes. Site: www.m2r2.com.br

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot