Os nossos antepassados tiveram que dar a volta ao mundo para comprar um quilo de especiarias; hoje, você consegue comprar o que quiser de qualquer parte do mundo com alguns cliques do mouse ou alguns toques do seu dedo na tela do seu smartphone ou tablet.
Depois de quase 5 mil anos sendo considerada uma atividade de segunda classe e um mal necessário, o comércio finalmente entra pela porta da frente no capitalismo mundial.
Depois de quase 5 mil anos sendo considerado uma atividade de atravessadores, onde os capitães do comércio eram vistos como pessoas gananciosas e especuladoras movidas por um único e simples objetivo: comprar pelo menor preço e vender pelo preço mais alto, o comércio finalmente começa a cumprir um papel transformador para toda a sociedade.
Especialistas de todos os cantos do planeta são unânimes em afirmar: daqui prá frente, a internet e o comércio eletrônico serão os grandes responsáveis pelo crescimento da economia mundial.
O comércio eletrônico como conhecemos hoje existe há apenas 15 anos. Em apenas 15 anos, nós multiplicamos geometricamente a quantidade de produtos e fabricantes no planeta.
Nós criamos vitrines virtuais para produtos excluídos das vitrines das lojas físicas. Nós criamos oportunidades para milhões de pessoas acessarem milhões de produtos antes ignorados pelos compradores do varejo tradicional. Nós criamos centenas de milhares de nichos de mercado.
Os primeiros 15 anos do comércio eletrônico foram incríveis, os próximos 15 anos prometem ser fascinantes. Ou melhor, os próximos 15 minutos prometem ser fascinantes.
Você não precisa esperar 15 anos para transformar o seu comércio eletrônico em uma atividade inspiradora para toda a sua comunidade, você pode fazer agora.
Confira uma relação de 15 idéias “simples”que podem transformar o seu comércio tipo vending machine em uma atividade divertida, inspiradora e transformadora para todos que te cercam.
1. Deixe o seu cliente comprar de qualquer lugar e a qualquer hora. Incentive o seu cliente a comprar via smartphones ou tablets, dimensione a sua tradicional loja virtual para entregar a melhor experiência possível em um smartphone ou tablet.
2. Implemente a tecnologia de personalização da experiência de compras na sua loja virtual. Que cada cliente da sua loja seja apresentado para uma versão personalizada do seu negócio. Que cada cliente seja apresentado para os produtos que tem interesse baseado nas suas experiências de compras passadas e comportamentos de outras pessoas com o mesmo perfil.
3. Incentive o seu cliente a criar conteúdo que ajude outros clientes a descobrir novas maneiras de usar os produtos que você vende. Premie os melhores resenhistas de produtos, os melhores videomakers, convide os seus clientes para escrever para o seu blog, para participar da escolha dos produtos que você deve vender e muito mais.
4. Venda pela web, mas permita ao cliente devolver, trocar ou retirar o produto que comprou pela web em uma das suas lojas físicas.
5. Premie o Fã da Semana da sua loja virtual nas redes sociais. Premie os clientes que mais curtem, comentam e compartilham o conteúdo publicado pela sua empresa nas redes sociais.
6. Incentive os clientes a comprar virtualmente com outros amigos. Premie as compras coletivas.
7. Envie mensagens personalizadas via e-mails com conteúdo educativo criado por especialistas em produtos, ou pelos próprios clientes.
8. Use QR Code no mundo físico para atrair o cliente para a sua loja virtual.
9. Gamifique a sua loja virtual com jogos interativos que carregam pistas misteriosas sobre a sua loja e os produtos que você vende.
10. Redesenhe a sua loja virtual a cada 18 meses para ficar up-to-date com as novas tendências em design.
11. Premie os clientes pela sua fidelidade. Crie um programa que oferece a possibilidade do cliente acumular pontos e trocar por produtos vendidos na sua loja. Programa de Fidelidade é sempre divertido.
12. E se o cliente precisar de ajuda antes, durante ou depois da compra, ofereça chat online, 0800, Skype com video conferência e suporte remote.
13. Permita ao seu cliente comprar os produtos que você vende por assinatura. Já imaginou vender computadores, sapatos, perfumes e camisetas por assinatura? O cliente paga um valor fixo mensal e recebe todos os meses na sua casa um pacote com produtos selecionados pela sua loja.
14. Pense sobre a possibilidade de vender os seus produtos e serviços para todo o planeta.
15. Escolha uma das categorias de produtos que você vende, e crie uma experiência de compras completamente diferente e especial envolvendo conteúdo, serviço e tecnologia.
Chega de usar o comércio eletrônico como uma vending machine. O comércio eletrônico tem tudo para ser o grande motor das conversas digitais e das trocas de produtos para todos os cantos do planeta.
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