X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

It was 45 years ago today: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band


beeb sgt pepper cover

Hoje, o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band faz aniversário de 45 anos. E não é exagero dizer que o disco realmente merece toda a celebração. O disco é uma das obras mais influentes e emblemáticas do rock e do século XX e é impossível mensurar a influência que exerce até hoje na vida das pessoas.

E por quê?

O que aconteceu com o Sgt Pepper’s é que ele ajudou as pessoas a repensar seu próprio comportamento.

De repente, aquelas músicas permitiam àquelas mentes oprimidas dos anos 60 o simples pensamento de contravenção, de revolta, de busca pela própria liberdade – e , mais importante, pela própria felicidade.

É a menina que foge de casa (She’s Leaving Home), é a volta por cima depois de uma juventude cerceada por regras intransponíveis (Getting Better), é a manifestação da felicidade de se ter opinião própria e brigar por ela (Fixing a Hole), é a vontade de dizer o quanto a gente precisa dos outros (With a Little Help From My Friends).

E isso tudo dito em forma de música inteligente, elaborada, requintada, totalmente nova e experimental, como ninguém nunca havia feito antes num disco de rock. Até hoje as aventuras sonoras de Sgt. Pepper’s impressionam.

Se em Revolver, os Beatles já haviam mostrado um nível de sofisticação até então inédito em produção de música popular, aqui a experimentação ficou ainda mais refinada, lapidada, destemida e focada.

O disco é tão fundamental que deveria vir na cesta básica.

O toque mágico do produtor George Martin conseguiu deixar ainda mais grandiosas todas as composições. E aqui se vê Paul McCartney e John Lennon quebrando suas próprias barreiras em termos de criatividade (A Day In The Life, When I’m 64) e sensibilidade para arranjos inovadores (She’s Leaving Home, Mr Kite).

John Lennon pediu para George Martin que se virasse e conseguisse um “orgasmo sonoro” no final de A Day In The Life. E esse foi só um dos millhares feitos impressionantes desse disco. Provocador nato que Lennon era (como é possível ver e admirar no impressionante documentário Os EUA contra John Lennon), fez questão de ousar em cada nota que fosse possível na produção de Pepper’s. O disco consumiu mais de 700 horas para ser gravado. Mas o esforço valeu a pena, e se os Beatles já eram importantes no mundo da música, aqui eles viraram lenda.

Pela primeira vez um disco se transformava numa obra conceitual, onde um disco era muito mais do que um disco, era um acontecimento. Era só olhar para a capa e já perceber que algo novo estava acontecendo ali. Tudo era mais imponente, mais ousado e mais provocativo. Da primeira à última nota, do primeiro ao ultimo verso.

E por falar em verso, o Sgt Pepper’s foi o primeiríssimo disco da história da música pop a trazer as letras impressas no encarte.

Absolutamente antológica, a capa de Sgt Pepper’s também foi revolucionária. Ninguém havia explorado a embalagem de um disco daquela maneira. E essa capa, com os Beatles em meio às personalidades mais emblemáticas do século XX, se tornou uma das imagens mais imitadas da cultura pop até hoje.

E Sgt Pepper’s tornou-se o que é porque ele foi o primeiro em tudo isso: em abordar os temas que abordou da maneira com a qual abordou, a trazer uma criatividade totalmente nova para a música popular, a transformar uma capa de disco em objeto de culto, a fazer de um simples aglomerado de músicas uma verdadeira obra de arte.

E todos esses méritos são reconhecidamente inegáveis em Sgt Pepper’s. Se os Beatles entraram para a história, não foi APENAS por causa desse disco, mas foi – sim – em grande parte.

Até porque esse disco foi tão revolucionário, muita gente o entitula de “o disco mais importante do rock”, entre outras definições passionais. Eu até concordo, mas prefiro encarar o Sgt Pepper’s de outra maneira, pois daquele jeito parece até que você está “proibido” de gostar de outro disco mais do que o Sgt Pepper’s. E não precisa ser assim.

Entretanto, a verdade é: se não fosse o Sgt Pepper’s, não teriam sido os seus outros discos prediletos.

E é aí que está o grande mérito desse álbum maravilhoso. Ele abriu as portas e as mentes para a infinidade de possibilidades que o rock ainda viria a experimentar, e o faz até hoje.

Quatro décadas e cinco anos depois, Sgt Pepper’s ainda provoca, excita, emociona, instiga e desafia a todos nós.

É uma das mais grandiosas manifestações culturais e comportamentais do século XX, e uma das maiores forças no legado dos Beatles para a história e para a humanidade.

beeb
beeb

beeb b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

db di
db di

db Wotgcxow

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot