Mountain Lion, o sucessor do sistema Lion, teve novos recursos revelados agora há pouco no keynote de abertura da conferência WWDC, organizada pela Apple nos Estados Unidos. Hoje a companhia adicionou a sincronização de documentos com a nuvem iCloud, serviço que já agrega 125 milhões de usuários, de acordo com informações fornecidas durante a apresentação de executivos da empresa da maçã.
O recurso chamado de Documents in the Cloud (basicamente, documentos no iCloud) se junta aos aplicativos de troca de mensagens, anotações e de lembretes. O funcionamento dessa integração depende fortemente do ato de arrastar e soltar os documentos, algo que a Apple costuma incentivar por ser mais fácil para o usuário final — e não é a única a fazê-lo, obviamente.
Ainda em termos de nuvem, a Apple apresentou o aplicativo Power Nap (“soneca poderosa”, em tradução livre). Trata-se de um software que continua mesmo quando o computador se encontra em modo de espera para manter os backups sempre atualizados, bem como notificações e outros aplicativos que dependem da internet para funcionar corretamente — leia redes sociais, em especial Twitter.