X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nova geração de baterias aumenta autonomia e segurança de carros elétricos


Os carros elétricos são silenciosos, limpos e relativamente sustentáveis, mas ainda são reféns de algumas particularidades de suas baterias. Enquanto a gasolina e o etanol não se importam com a temperatura exterior para fazer um carro entrar em movimento, as baterias dos veículos precisam ser refrigeradas ou aquecidas para funcionar adequadamente, o que paradoxalmente gasta eletricidade e diminui a autonomia do veículo.

A empresa A123 System espera resolver esse problema com uma nova geração de baterias batizada Nanophosphate EXT, apresentada na semana passada. Construídas com a clássica arquitetura de íons de lítio, os modelos são capazes de operar em temperaturas extremas sem pedir por complicados sistemas de gerenciamento de temperatura, além de terem sua vida útil ampliada consideravelmente frente aos modelos tradicionais.

A companhia afirma que sua nova bateria é capaz de reter “mais de 90% de sua carga inicial” mesmo depois de 2.000 ciclos operando a 45ºC e “20% mais energia que os modelos comuns” em a até -20ºC. Na prática isso significa que essas novas baterias oferecem menor risco de explosão no calor, descarregam menos no frio e têm vida útil de pelo menos 7 anos nos carros elétricos, enquanto os modelos tradicionais já precisam ser substituídos depois de 5 anos.

Ainda que não pareçam grandes preocupações, essa nova tecnologia de baterias poderá ter papel fundamental no futuro comercial dos veículos elétricos. Pela primeira vez na história vendendo bem, esses carros estão sendo vistos com alguma desconfiança depois que foram registrados alguns casos de explosões e incêndios que aconteceram por causa do superaquecimento das baterias.

Nos EUA, o Chevrolet Volt deve sua produção paralizada por alguns meses depois que dois veículos pegaram fogo enquanto estavam estacionados, enquanto o caro Fisker Karma passou por um recall depois que algumas unidades pegaram fogo.

Nova geração de baterias aumenta autonomia e segurança de carros elétricos

ebc bTTbLNkkjQ

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot