Rio de Janeiro – O alemão Malte Weltzien, empreendedor visionário e idealista, fundou há 30 anos a pequena fábrica Cassiopéia na capital paulista, para produzir produtos de limpeza à base de babosa, também conhecida como aloe vera. Nessa época não se falava em sustentabilidade, era necessário explicar o termo biodegradável, e Malte não se conformava em ver os brasileiros lavando suas louças e roupas com produtos químicos.
Por isso, ele criou a linha Biowash, composta por lava-louças, detergente multiuso, limpa-vidros, lava-roupas, desengordurante, limpa-banheiro e sabonete líquido. Já os aromas vêm de óleos essenciais de capim limão e pinho, dentre outras plantas. Os produtos biodegradáveis estão na Feira do Empreendedor Verde que o Sebrae promove no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de janeiro, durante a Rio+20.
“É possível até degustar os produtos da Biowash. Eles são suaves e não agridem as mãos. Não têm aditivos químicos. Vendemos extrato de aloe vera para a indústria de cosméticos, também”, afirma o consultor de desenvolvimento organizacional da Cassiopéia, José Luiz Ferreira. A babosa utilizada na fabricação é cultivada em propriedade rural da própria empresa. Os detergentes são ótimos para lavar frutas, verduras e legumes, pois não têm cloro em suas fórmulas.
Devido a sua alta concentração, um litro de produto da linha Biowash pode render até 100 litros, informa a diretora comercial da marca, Elizabete Martinez. O segmento de saneantes biodegradáveis ainda está em formação no Brasil, diz ela. “Há concorrência desleal entre fabricantes, que nem sempre colocam no mercado produtos realmente biodegradáveis como dizem em seus rótulos”, alerta Elizabete.
Por conta das novas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), impostas no ano passado ao segmento, a Cassiopéia viu seu rendimento cair. Mas a empresa espera se recuperar este ano. “Nossa meta é voltar a crescer 50% ao ano, a partir de 2012”, afirma a diretora comercial.
Participar da Rio+20 é uma grande oportunidade para divulgar a marca, que é vendida em supermercados de algumas capitais e cidades do país. “As empresas são grandes educadoras do mundo. Elas geram padrões comportamentais”, diz o consultor da Cassiopéia, José Luiz Ferreira. “O grande caminho para a transformação e a sustentabilidade passa principalmente pelas empresas, pelo mercado. É neles que as ideias viram realidade”, complementa ele.
Serviço:
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55 (65) 3648-1270
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
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