Em algum momento, as coisas parecem perder o sentido e você se sente desanimado. Nos negócios não é diferente. Para o colunista da revista INC Jeff Haden, a solução é buscar inspiração naquele primeiro dia de trabalho. Veja o que ele diz:
Lembre-se daquele primeiro dia: a primeira manhã em que você abriu o seu negócio, fechou o primeiro contrato ou começou um novo trabalho.
Lembre-se daquele primeiro dia em que você se sentiu feliz e animado. Daquele dia em que você entrou na sala e tudo parecia novo. Cheio de promessas, esperanças, potencial e expectativas… Lembre-se daquele dia que parecia o começo de algo melhor, mais feliz e cheio de vida.
Agora pense em hoje.
Aqueles sentimentos? Eles se foram. O dia de hoje parece o mesmo de ontem, e amanhã, apenas mais um dia.
O que mudou?
Você mudou. E se adaptou.
Adaptar-se é natural. Quando alguma coisa boa acontece, você se sente feliz por um instante. Então, você se adapta a essa nova situação e retorna ao seu estado de “normalidade”.
Compre um Porsche e por alguns instantes você vai se sentir mais feliz e, quem sabe, um pouco mais satisfeito. Mas, em seguida, aquele Porsche vai ser apenas o seu carro. Compre uma casa nova e por um instante você vai se sentir feliz… mas em breve você vai se acostumar com essa casa nova e ela vai se tornar apenas o lugar em que você vive.
Mas que tal um Lamborghini? Agora isso TEM DE fazer você feliz. E uma casa na praia também… bem, então você VAI ficar satisfeito.
Todos nós naturalmente revisamos as nossas expectativas para cima – e quando as nossas expectativas sobem, o nosso nível de felicidade desce.
Agora pense no seu primeiro dia mais uma vez: pense em quando você abriu o seu próprio negócio. Você estava entusiasmado e excitado porque finalmente – finalmente! – você podia tomar as decisões sozinho. Pela primeira vez na sua vida profissional, o sucesso – e os lucros – iam ser resultado da sua capacidade, criatividade, trabalho e esforço.
Nada mudou, à exceção de você. Você ainda toma as decisões sozinho. O seu sucesso profissional ainda é resultado da sua capacidade, criatividade, trabalho e esforço. Você não tem um chefe, ainda faz uma coisa que você ama, ainda se arrisca e aposta em novas oportunidades e trabalha com pessoas que você gosta.
Na verdade, o dia de hoje é como aquele primeiro dia. Você apenas olha para ele de uma maneira diferente.
Então faça isso. Tome distância para olhar para o seu escritório ou para o seu negócio. Pense no seu primeiro dia. Lembre-se de você se preparando para atravessar aquela porta. Lembre-se de como você se sentiu. Lembre-se dos sonhos e das metas que você tinha. Lembre-se do quão entusiasmado você estava para começar uma nova vida.
Então volte para o seu lugar.
Olhe ao redor.
Nada mudou.
À exceção de você… mas você mudou de uma maneira positiva.
Então sorria, dê parabéns para você mesmo e vá arrebentar como naquele primeiro dia.
Porque hoje é o seu primeiro dia.