X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que o pouso em Marte da Curiosity, da NASA, será sete minutos de terror


Em 5 de agosto, a Curiosity da NASA tocará a superfície do Planeta Vermelho. Ou é isso o que todos esperamos, porque será a aterrissagem mais maluca da história da exploração espacial.

A sequência de pouso em si requer seis configurações de veículo, 76 dispositivos pirotécnicos, o maior para-quedas supersônico já criado e mais de 500 mil linhas de código. É um negócio tão intenso que os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, California, estão o chamando de Os Sete Minutos de Terror.

Assista a este incrível novo vídeo — que parece o trailer de um filme de Tony Scott — e você entenderá o porquê.

De acordo com Veronica McGregor, do supracitado laboratório da NASA, a tensão aumenta na medida em que a hora se aproxima: “Será uma noite emocionante, de uma forma ou de outra.”

Como ele funciona?

Quando li que a “casca” com jeitão de OVNI Laboratório de Ciências de Marte da NASA usaria um guindaste flutuante (chamado Sky Crane pela NASA) para aterrissar suavemente em Marte, eu não pude acreditar.

É a ideia mais incrível que se pode imaginar para pousar um veículo explorador. Na realidade, vendo o vídeo e a simulação hiperrealista da NASA demonstrando como o mecanismo flutua na prática, reduz a velocidade do veículo e então voa para longe, eu ainda não consigo acreditar. Poxa, até os engenheiros parecem ter seus momentos de “o que diabos a gente fez?”

Apenas pense a respeito do processo:

1. Primeiro, os foguetes da “casca” (uma armadura que protegerá o veículo e o guiará em sua descida) serão acionados para direcionar a cápsula ao ângulo desejado.

2. Quando isso for feito, um grande para-quedas será aberto para freá-la  na medida em que se aproxima da atmosfera marciana.

3. Tão logo a cápsula desacelere, o escudo de calor será ejetado, deixando o veículo exposto dentro da “casca”, anexado ao mecanismo de guindaste suspenso.

4. É aqui que o processo fica insano: os foguetes do guindaste flutuante serão acionados para cima, desacelerando ainda mais a descida.

5. A parte superior da “casca” será removida completamente, deixando o Sky Crane sozinho segurando o veículo da NASA, lentamente descendo até a superfície do planeta.

6. A algumas centenas de metros do terreno, o guindaste flutuante começará a descer o veículo usando “um trio de feios e um cordão umbilical” até que ele toque o solo.

7. Nessa hora, o guindaste será desanexado do veículo e voará para longe do local de pouso afim de evitar colisões.

Se você para para pensar, sete minutos de terror é uma descrição amena da situação.

Ah, e estaremos lá, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no dia 5 de agosto, para contar-lhes a história em tempo real. Mal. Posso. Esperar.

e di
e JyeEAjfs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot