Belo Horizonte – A Feira dos Produtores, no bairro Cidade Nova, da capital mineira, funciona há mais de 50 anos e agora se prepara para a Copa do Mundo de 2014. O programa Sebrae 2014 está qualificando os empreendimentos. A cidade será sede jogos do campeonato e investe na melhoria da estrutura urbana para receber os turistas.
Os agricultores receberam ajuda do Sebrae em Minas Gerais para melhorar o visual das lojas e a gestão dos negócios. A instituição entrou em contato com a administração da feira para transformar o local em destino oficial dos turistas que visitarão o estado. “Consideramos os eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e também o crescimento da Cidade Nova, um corredor entre o centro da cidade e o aeroporto de Confins”, explica Samira de Carvalho Ribeiro Souza, analista do Sebrae.
A iniciativa foi ampliada e passou a ser um projeto autônomo, com ações específicas. O projeto recebeu um novo nome: Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas da Feira dos Produtores. O primeiro passo do projeto foi a elaboração de merchandising visual. Foram realizadas análises dos empreendimentos e elaborados projetos que organizaram o layout e a exposição dos produtos de cada uma das lojas. As 63 empresas envolvidas receberam um projeto de reformulação dos espaços, com nova identidade visual e logomarca.
Parte das ações do projeto faz parte do Programa Alimento Seguro (PAS), do Sebrae no estado em parceria com a unidade local Serviço Nacional do Comércio (Senac). O PAS atende 18 empreendimentos na feira. “O programa teve grande sucesso e outras lojas começaram a seguir essa linha por iniciativa própria”, conta Aristides Rocha Araújo, gestor do projeto. Em uma das atividades do programa, os feirantes foram a Curitiba conhecer o Mercado Central da capital paranaense.
Leide Eustáquia Simões, sobrinha de “seu” Alonso Barbosa Jorge, figura tradicional da feira, participou da visita técnica e acompanha todas as ações realizadas. Ela ficou encantada com os exemplos de Curitiba, mas reconhece a dificuldade para transformar a Mercearia e Armazém São Jorge. Leide executou algumas mudanças e pretende fazer outras. “Meu projeto é lindo. Aos pouquinhos vamos completando!”
“As pessoas podem criar métodos para garantir a qualidade dos seus produtos à medida que vão realizando as mudanças físicas nos empreendimentos”, diz a consultora do projeto Tatiana Miranda. Com tempo, o controle de qualidade e de estoque e outros conceitos são incorporados à cultura do local. “Hoje, com sete meses de trabalho em andamento, posso dizer que o pessoal comprou a ideia”, comemora.
Os produtores já percebem os resultados da iniciativa. O faturamento aumentou, novos clientes forma conquistados e os custos caíram. De acordo com o gerente geral da Feira dos Produtores, Ricardo Mageste Vieira, em 2000, estima-se que a Feira recebia cerca de 20 mil pessoas mês. “Hoje, nossa estimativa é de 70 mil a cada 30 dias. O estacionamento tem sido um atrativo. Muitos antigos clientes voltaram por causa dele. O registro mostra uma movimentação de cerca de 2 mil veículos por final de semana”, conta.
Serviço:
Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias