Imagina um jantar onde todos os presentes contam apenas histórias sobre si mesmos, e nunca respondem para as outras pessoas. A conversa seria tipo, “Ontem eu fui jantar na casa dos meus pais”, “Rugby é legal prá caramba”, “A minha empresa ganhou três prêmios semana passada”, “Nas próximas férias eu vou para Paris”.
Imagina um cara tentando conquistar uma “mina” na balada com histórias sobre si mesmo. Consegue imaginar? O papo furado do pangaré seria tipo, “Hoje eu levantei 100 quilos no supino”, “Eu falo três idiomas”, “O meu pai é rico”, “Eu gosto do Caribe”.
Puta saco, né?
Espero que você não tenha encontrado nenhum boçal desse tipo nos últimos jantares e baladas que você participou…
Difícil, né?
A grande maioria das pessoas ainda que acredita que precisa “aparecer” para chamar a atenção da galera; entretanto, a verdade é que as pessoas já estão conversando sobre vários assuntos e não precisam de mais um assunto para atrapalhar suas vidas.
Então, se você quer que alguém preste atenção em você, você precisa se envolver na conversa da galera.
Nas redes sociais o comportamento não pode ser diferente. A melhor maneira de chamar atenção das pessoas para você é participando das conversas das pessoas. Primeiro você ouve, e em seguida você acrescenta o seu comentário.
Relacionamento é sobre desenvolver, expandir, ensinar e divertir uma outra pessoa, e não faze-la “babar” pelos seus assuntos “interessantes”.
Portanto, a lição de casa de hoje é a seguinte:
- Deixe comentários em blogs que você lê!
- Responda para tweets.
- Comente em posts na Facebook.
- Responda as perguntas das pessoas na Linkedin.
- E, eventualmente, promova o link para um artigo relacionado ao tópico da conversa.
Quanto mais você participa das redes sociais, mais você se estabelece como um especialista que podemos confiar. Eventualmente, esse tipo de comportamento irá trazer vendas para você. Tenha paciência, trabalhe duro, acredite no que eu estou falando, e te garanto que o retorno é certo.
Eu tenho a pretensão de afirmar que a PRÓXIMA GRANDE COISA a surgir no universo da internet será um SUPER APLICATIVO que integra todos os comentários que você deixa pela internet.
A Facebook é uma das empresas que quer ser a líder nesse quesito. Hoje mais de 400 mil web sites em todo o mundo usam o sistema de comentários da Facebook. 400 mil!
Eu mesmo ainda não adotei o sistema da Facebook no blog da BIZ porque o Typepad – o sistema do blog – ainda não é 100% compatível com o sistema de comentários da Facebook. Mas logo logo eu vou plugar algum tipo de sistema social de comentários ao blog da BIZ.
Do ponto de vista do seu site ou blog, quanto maior o número de comentários em posts e páginas, melhor a indexação que o Google fará das suas páginas. Portanto, incentive os seus leitores a deixar comentários nas suas páginas, você só tem a ganhar!
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