Quando você pensa em LEDs, você deve imaginar pequenas protuberâncias de plástico. Mas se estes cientistas conseguirem o que querem, os LEDs do futuro serão mais parecidos com papel ou tecido brilhante.
Pesquisadores da Universidade Linköping, na Suécia, publicaram seu trabalho no periódico Rapid Research Letters, revelando que eles conseguem criar LEDs brancos direto na superfície do papel, em camadas bem finas. Isto significa que, no futuro, a iluminação por LED poderia aparecer em papel de parede, ou mesmo ser embutido em roupas.
O truque é feito usando nanobastões de óxido de zinco, depositados em uma fina camada de polidietilfluoreno, um polímero que conduz eletricidade. Magnus Willander, um dos pesquisadores, explica que:
Esta é a primeira vez que alguém foi capaz de criar componentes semicondutores inorgânicos tanto eletrônicos como fotônicos direto no papel usando métodos químicos.
Eles já requisitaram patentes a fim de proteger esta invenção. É bem interessante imaginar iluminação de baixa energia em um formato flexível, que poderia aparecer em roupas ou na sua casa. Como você usaria o LED do futuro? [Rapid Research Letters via Science Daily]
Foto por Mike Deal aka ZoneDancer/Flickr