Os empreendedores Karl Stark e Bill Stewart são colunistas do site da revista Inc. e administram seu próprio negócio, a consultoria Avondale. Mesmo sendo uma companhia de pequeno porte, com 26 colaboradores, essa é uma das empresas que mais crescem nos Estados Unidos – de acordo com um ranking da própria Inc. Em um dos artigos da dupla, eles dão seis dicas para quem crescer de forma rápida e estruturada.
1 – Esteja atento a tudo: faça o possível para saber tudo o que acontece na sua empresa. Porém, há uma grande diferença entre estar atento e perseguir todos os passos de seus funcionários. Ser centralizador a esse ponto pode trazer o efeito contrário: tornar seus colaboradores insatisfeitos e murchar o crescimento do seu negócio.
2 – Preocupe-se com o que parece menos importante: detalhes são muito importantes para o crescimento do seu negócio. Não é apenas a qualidade do seu produto que será avaliada pelo público: às vezes, você ganha um cliente pelo bom atendimento, por ser pontual em uma reunião e até por um detalhe interessante em um cartão de visitas.
3- Pense nos setores de sua empresa como engrenagens: os departamentos de uma empresa são interdependentes. Se todos estiverem funcionando, sua empresa alcançará bons resultados mais facilmente. Também é importante fazer com que setores diferentes cooperem: estipular uma meta conjunta, em que cada um tenha que fazer a sua parte por um objetivo comum, é uma boa opção para aumentar a sinergia entre grupos com tarefas diferentes.
4 – Nade em sua própria corrente, mesmo que seja contra a maré: é normal ter uma posição que destoe do que a maioria pensa. Sempre há algo que parece fazer todo o sentido para a sua empresa, mas que não é uma tendência do mercado. É interessante estar atento ao que acontece nas empresas à sua volta, mas ter coragem para seguir por outro caminho também é importante.
5 – Seja fiel aos planos que traçou: todas as empresas têm metas, valores e práticas próprias. Em certos momentos, é preciso ser metódico para que tudo o que foi planejado aconteça. Faça o possível para que todo comportamento que desvie dos seus planos seja suprimido.
6 – Mude, mas não esqueça dos seus valores: ser maleável às mudanças é imprescindível para que uma empresa sobreviva. Pense nos princípios de seu negócio e os divida em dois grupos: os que podem e os que não podem ser mudados. Por exemplo: a embalagem de um produto pode mudar várias vezes ao longo dos anos, mas certos ingredientes da receita devem ser os mesmos. Não importa se o rótulo é vermelho, verde ou azul — há sempre uma essência que deve ser mantida.