Cuiabá – Empresários do trade turístico e técnicos do setor se reuniram nessa quarta-feira (18) na sede do Sebrae em Mato Grosso para definir metas de implantação da rota internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, estabelecida a partir de uma parceria entre Mato Grosso, Rondônia ,Acre e Peru.
No encontro, a secretária de Desenvolvimento do Turismo do estado, Teté Bezerra, destacou que a rota será construída a partir da assinatura de um termo de cooperação que envolve os governos dos três estados, os Sebrae estaduais, o Itamaraty e o governo do Peru. Ela lembrou que a Trip Linhas Aéreas tem interesse em fazer voos para o Peru a partir de Cuiabá, passando por Rondônia e Acre. Segundo ela, mais de 60% da economia do Peru é baseada no turismo e que Mato Grosso tem uma posição geográfica privilegiada, no centro entre o Pacífico e o Atlântico.
O consultor Yuri Lobo, que trabalha na formatação do produto, ressaltou que esse é um processo gradativo, dinâmico e construtivo que precisa da participação de todos os envolvidos. “Vamos mobilizar os atores estratégicos que apoiarão e contribuirão no processo. Também é uma grande oportunidade de negócios para os empresários do setor, e uma nova forma de comercializar um destino bem divulgado lá fora. A ideia é trazer o turista ao Brasil para conhecer o Pantanal e a Amazônia, e depois seguir para o Peru”, pontuou.
O comitê gestor foi montado com 11 participantes, representantes de várias entidades públicas e empresas privadas. O empresário Luciomar Bastos, da Interativa Pantanal, é um dos envolvidos. Segundo ele, essa será mais uma opção para oferecer aos clientes. “É o primeiro passo para termos voos para a Europa e Estados Unidos a partir de Cuiabá. Vamos tornar sonhos em realidade”, comemorou.
Para a consultora do Sebrae em Mato Grosso Marta Torezam, também integrante do comitê gestor, o trabalho confirma as perspectivas de integração entre mercados e destinos complementares para o desenvolvimento regional. “É o caminho para o turismo de Mato Grosso se internacionalizar, e consolidarmos uma integração latino-americana”, concluiu, acrescentando que é a primeira vez que os governos somam esforços para viabilizar o projeto. A rota Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico é integrada com foco no mercado e tem base nos princípios da cooperação, integração e sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
(65) 3648-1261 e 1262
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt
Lana Motta/MTB 597/MT – (65) 3648-1261 (manhã)
Rita Comini/MTB 276/MT – (65) 9932-1890
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias