Brasília – Criar um canal de confiança entre a empresa e o consumidor. Esse foi o objetivo da palestra Como divulgar sua empresa nas redes sociais, ministrada pelo consultor em comunicação digital Marcelo Minutti, no XII Salão da Alimentação – Alimenta, promovido pelo Sebrae no Distrito Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A atividade mostrou como a internet tem ampliado a atuação dos empresários no ambiente dos negócios e de que forma pode ser usada para potencializar o faturamento.
“A comunicação digital, principalmente as mídias espontâneas geradas pela internet, se tornaram uma forte aliada no contato direto com o cliente. Diferente da mídia tradicional que só fala com o consumidor, o meio digital permite que haja interação entre as partes. Isso é muito positivo, mas requer alguns cuidados”, revela Minutti.
De acordo com o especialista, o investimento nessa forma de relação com o cliente é acessível, principalmente para a micro e pequena empresa, pois alcança o público em tempo real e tem um custo bem menor do que os veículos convencionais, como televisão e rádio. Mas é preciso saber utilizar esse serviço.
“A relação custo benefício é muito boa, mas é preciso saber que na internet o perfil do consumidor é diferente. A velha receita de bolo já não funciona mais. O cliente virtual é muito mais crítico e tem acesso a uma quantidade muito maior de informações. Estima-se que 48% das pessoas busquem opinião sobre produtos e serviços na internet antes de adquiri-los e 70% compartilhem o conteúdo, quando estão satisfeitos. Ou seja, o impacto positivo dissemina sucesso e o inverso é um desastre”, garante o especialista.
Os empresários já começaram a sentir a necessidade de estar interligado com os meios de comunicação digital para chegar ao seu público. Salma de Carvalho, proprietária do restaurante Quanto Sabor de Sanduiche, localizado em Águas Claras, participou da palestra para entender o processo de inserção nas redes sociais. “Quero descobrir quem é esse público de acesso on line, como posso me aproximar dele e alcançar resultados positivos”, conta.
A empresária Eliane Eduarda, acredita que acertar na hora de usar as redes sociais a favor do empreendimento não só agrega valor ao produto, como aproxima os clientes. “A internet cria um vínculo muito maior com o cliente e certamente gera resultados”, afirma.
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