Uma coisa é válida para a maioria dos setores hoje em dia: as mudanças são rápidas. Algumas áreas passaram por profundas alterações nos últimos anos. A empreendedora Emily Eldrige, cofundadora da comunidade internacional de inovação e colaboração The Agency Post, aponta: toda área organizada precisa encontrar seu lugar na ordem mundial. E todo empreendimento que faz parte dessa indústria deve manter seu lugar nesse cenário. Emily listou, no site do Young Entrepreneur Council, alguns caminhos que os executivos devem seguir para manter suas empresas na liderança.
1. Tenha um compromisso com a qualidade – e não com a quantidade, no tamanho da empresa e no desenvolvimento de produto. Se existem sites altamente lucrativos tocados por uma ou duas pessoas, ter milhares de empregados não o torna mais poderoso. Isso aumenta seus custos e exige uma dinâmica de vendas muito ambiciosa. Mantenha somente os especialistas realmente dedicados. Lance somente os produtos de qualidade, que o grupo possa promover com paixão e confiança.
2. Seja menos organizado. Cada indivíduo deve trazer expertise para o time, e as equipes precisam ser flexíveis o suficiente para permitir que todos envolvidos no projeto participem da discussão, da concepção da ideia ao seu desenvolvimento. Nenhuma novidade deve ser executada como se fosse uma linha de montagem.
3. Faça todo mundo imaginar e planejar. Todos têm a responsabilidade de olhar o mundo e pensar em maneiras de torná-lo mais eficiente, agradável e interessante. É claro que pode ser preciso colaborar com outra pessoa, mas isso é o próximo ponto.
4. Colabore mais:
– com o público. Ouça primeiro. Acompanhe as reações nas mídias sociais. Uma vez que você entender melhor a audiência, apresente-se e comece a contribuir. Quando tiver seguidores, comece a propor perguntas. Dê valor, receba valor. As massas podem não inventar aquela ideia arrasa-quarteirão, mas podem ajudar os especialistas a refinar a ideia para algo que gere engajamento (e lucro).
– externamente. Preste atenção nas pessoas que estão à frente de seu tempo: inventores, empreendedores e influenciadores. As ações deles estão mudando o cenário socioeconômico.
– internamente. Determine metas comuns e apresente-as a uma variedade de especialistas. Mesmo que a qualificação de uma pessoa não tenha a ver o problema em questão, isso não significa que eles não tenham ideias sobre uma solução.
5. Desenvolva campanhas de marketing estratégicas baseadas no relacionamento. Não me diga como eu deva me sentir sobre alguma coisa. Não me conte o que velhos críticos acham do seu conteúdo. Construa relacionamentos com meus amigos e minha família. Faça-nos perguntas. Peça contribuições. Leve em consideração o nosso feedback – e responda a ele. Forneça maneiras úteis e divertidas de incorporar a sua marca no nosso dia a dia.
6. Não cultive o ego. Seus rivais não compram e promovem o seu produto, mas o resto do mundo pode fazer isso. Entrega de qualidade, mostrando paixão pelo seu público, além de interesse nele e colaboração com ele, é isso que traz valor. Destrua barreiras, em vez de criá-las.
7. Mantenha a simplicidade. Teste o conceito em colaboração com o público. Quando eles pedirem mais, crie mais. Não gaste milhões criando iniciativas complexas que ninguém quer.