X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A arte de viver e empreender


Faz pouquíssimo tempo aprendi o significado da palavra arte. Até chegar na conclusão sobre o real significado deste termo, acreditava que quando alguém mencionava a palavra “arte” estava se referindo a criação de textos, pinturas, músicas e qualquer outra produção que agregasse valor cultural a quem consumisse tal produto. Entretanto, ser um artista vai muito além de qualquer outra definição que pensara até aqui. Arte, no meu novo conceito da palavra, é quando buscamos a perfeição na produção de resultados destinados ao uso da humanidade por um tempo maior que o tempo que passamos vivos. É possível produzir arte em qualquer atividade em que se busque a perfeição e que seus frutos sejam em benefício de outros além de nós mesmos por um tempo maior do que as nossas vidas. Um marceneiro, um bancário ou um administrador de empresas possuem o mesmo peso na balança da arte que uma mãe, um pai ou um irmão, tendo em vista que cada ser humano desempenha vários papéis durante todo o percurso da sua vida. A dificuldade está em saber porque se tornar um artista e como avançar nesta arte de viver e empreender mesmo enfrentando grandes barreiras.

A ARTE DA ARTE
Qual é a arte do karatê? É buscar a perfeição em cada movimento, superando suas próprias fraquezas e enaltecendo suas qualidades para que, fazendo isso, possamos nos tornar alguém melhor para servir ao mundo. Buscar a arte é abandonar a superficialidade e mergulhar no interior de uma tarefa. É investigar os porquês sem colocar expectativas em encontrar as respostas. É respirar acompanhando de longe o respirar. É pensar, acompanhando de longe e ao mesmo tempo bem de perto, cada atividade desse pensar. Tudo está aí na superfície para ser abandonado e a arte está aí para concretizar esse abandono e nos incluir numa vida que ultrapassa nós mesmos. A arte é observar e executar observando algo para ser perfeito naquilo e passar adiante.

POR QUÊ NÃO BUSCAMOS A ARTE?
Primeiro porque não sabíamos ao certo o que seria esta arte e segundo porque nos distraímos com outros pensamos ao invés de questionar as questões. A cada dia que passa a humanidade se comunica mais ao mesmo tempo que se entende menos. A quantidade de informação é absurda. Cores, textos, imagens e sons bombardeiam os nossos ofícios todos os dias e tornam uma tarefa de mestre procurar a arte em meio à tanta perturbação. Não buscamos a arte porque estamos distraídos com outras certezas e ignoramos o fato de que se estamos vivos é principalmente para atingirmos o equilíbrio na perfeição de cada uma das nossas ações sem esquecer que elas são iniciadas por nossos pensamentos. Penetrar no pensar, por conseguinte, é uma das mais puras artes que se pode praticar.

POR QUÊ É IMPORTANTE BUSCAR A ARTE?
É importante buscar a arte para se tornar imortal. Imortal não porque pode ser que escrevamos o nosso nome na história, mas porque desintegramos o nosso ego a cada passo que damos em direção à perfeição na arte dos nossos afazeres. Quando buscamos a arte nos nossos ofícios, desligamos o disjuntor que clamava por reconhecimento e nos ligamos a uma tomada de força que faz questão somente de executar produzindo resultados sem exigir nada em troca. Quando terminamos o trabalho sabemos que ele está perfeito e pronto. Isto já basta. Isto já nos leva para a felicidade e nos tornamos imortais. O tempo já não exige de nós uma postura. Ele é apenas algo que corre e mesmo que venhamos a morrer agora, praticando a arte, estamos prontos para morrer a todo segundo uma vez que a nossa consciência está limpa para se deixar levar a qualquer momento.

A ARTE DE VIVER E EMPREENDER
Levanta a mão quem consegue fazer tudo o que precisa ser feito todos os dias. Levanta a mão quem não deixa para amanhã o que era para ser feito anteontem. Levanta a mão quem reflete sobre cada pensamento e cada ação antes de torná-los realidade. É fato que ainda não conseguimos esta perfeição, mas precisamos crer que somos capazes de fazê-lo.

Para se viver bem, é preciso observar a sua própria vida e a vida dos outros. É preciso mergulhar nos porquês de determinados acontecimentos estarem surgindo e muitas das vezes se manter nas perguntas sem querer chegar até as respostas. É olhar a vida como oportunidade de praticar a arte ao invés de risco de não conseguir se mover. Praticar a arte é empreender a todo momento uma batalha, consigo mesmo, a respeito dos seus próprios amores e dos seus próprios confortos.

O meu convite é para que você investigue qual é a sua arte e a sua colaboração. Que mergulhemos cada um no interior das nossas mentes para perceber as mais profundas questões a respeito de nós mesmos e facilitar as observações da nossa própria vida. Sem isso, não temos arte, não temos reflexão, não temos avanço, nem equilíbrio e muito menos perfeição. Já somos perfeitos interiormente, mas muito superficiais exteriormente. É chegada a hora de eliminar a superficialidade e deixar avançar sobre nós a perfeição de tudo aquilo que sabemos ser: nós mesmos em plenitude.

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.” ~ Leonardo da Vinci

ad Xq WOQ

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot