Todo mundo já sabe que o Facebook é a plataforma do momento. Cada vez mais as marcas estão presentes nesta rede social e mais pessoas postam uma variedade de coisas, inclusive, o próprio conteúdo produzido pra web. Quem tem blog, faz vídeos ou utiliza a internet pra promover seu trabalho sabe a importância de fazer uma boa divulgação no ~feice~. Mas você sabe qual é a melhor forma de fazer isso? Pra ganhar mais engajamento do púbico, mais curtidas e compartilhamentos, é preciso criar quantas publicações por dia? Tem que ter imagem? Que horas postar?
Calma, calma, nós sabemos que rolam muitas dúvidas 😉
Por isso, no 2o dia de youPIX POA 2012, pedimos os conselhos da Larissa Magrisso, Gerente de Conteúdo e Social Media da W3haus. Ela deu uma porção de dicas no evento sobre que tipo de conteúdo funciona na rede social e ainda revelou vários macetes pra chamar a atenção das pessoas e divulgar da melhor forma o conteúdo produzido. Dá só uma olhada:
1) Um dos principais assuntos comentado em qualquer classe social é a novela #OiOiOi, digo, Avenida Brasil. Tá, e o que isso tem a ver com o facebook? A resposta é: absolutamente tudo! É preciso ficar ligado no que está bombando por aí e nas postagens das pessoas pra produzir o próprio conteúdo. De acordo com a Lari, as próprias marcas se inspiram com os posts das pessoas pra produzir um conteúdo que vá gerar curtidas e compartilhamentos.
2) Não é legal criar uma fan page pro seu site e postar todo o conteúdo de qualquer jeito. É preciso planejar. O Facebook não é mais um feed de notícias, tem que criar uma postagem que consiga incentivar as pessoas a procurar mais informações e a comentar.
3) Tenha claro o tipo de canal que você quer. Quer provocar risada, fazer as pessoas refletirem? Tem que tentar entender ao máximo o seu público e o que ele pensa pra criar mais engajamento, assim como pensar na mensagem que você quer passar pra ele. Um post que gera like, não necessariamente gera compartilhamento e vice-versa.
4) No Facebook, as pessoas estão mais propensas ao diálogo, por isso, é preciso pensar em um conteúdo que vá gerar participação e, consequentemente, mais impacto. Algumas ferramentas na web podem te dar uma ajuda pra analisar isso, como o Google Insights e Social Bakers.
5) Não deixe de curtir e observar seus concorrentes. Não é porque você não gostou de certa publicação que vai desencanar totalmente dela. É preciso ter um olhar ~generoso~ pra saber o que as pessoas vão comentar sobre aquilo.
6) Será que só rola postar coisas autorais na página? NÃO! É claro que é importante produzir o próprio conteúdo, mas fazer uma boa curadoria de outros sites, projetos e imagens pela web também é interessante.
7) Todo o post tem que ter uma imagem? Não necessariamente, mas, segundo as medições da Larissa, em ações de algumas marcas, o impacto de postagens com fotos é muito maior.
8) Desconfie de tudo que você publica no facebook, desde o que gerou comentários mais curtidos aos menos. É preciso investigar cada ação pra não ficar criando a mesma coisa e ficar em uma espécie de fórmula pronta. As redes sociais trabalham com pessoas e, por isso, não rola fazer sempre posts iguais.
9) Não existe uma frequência certa de postagens. É claro que também não é legal floodar a timeline do usuário, vai do bom senso. Os horários também variam, mas algumas pesquisas já conseguem mostrar em que período as pessoas estão mais presentes na rede.
10) Por fim, tente não enlouquecer com tanto planejamento. Erre, tente, aprenda. Se uma post não deu tão certo, não quer dizer que nunca vai dar. Como dito anteriormente, o ~feice~ lida com gente 🙂
Veja o slideshare apresentado na palestra 10 dicas de como criar conteúdo pra Facebook: