“Por favor aguarde. Sua ligação é muito importante para nós.” Aposto que você já passou raiva por minutos a fio enquanto esperava que um atendente da sua operadora de telefonia celular respondesse no sistema de atendimento ao cliente. Sabe quem não passa pelo sofrimento? Um funcionário da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, responsável por monitorar o quanto é utilizado pelos funcionários da agência e quanto as prestadoras de telefonia tentam cobrar no fim do mês. Sim, até a Anatel recebe cobranças com valores errados – e absurdos.
Reportagem da revista Época revela a existência de um aplicativo desenvolvido por um técnico em eletrônica da agência. Por meio dele, chamado de ADT (sigla para Atesto de Despesas Telefônicas), dá para saber quantos minutos foram utilizados pelos empregados. A ideia inicial era separar o joio do trigo – as chamadas funcionais, pagas pelo contribuinte, das chamadas particulares, que são problema e despesa de cada servidor público. No fim das contas, o ADT serve também para verificar quantos minutos no total foram utilizados. E quanto as operadoras tentam cobrar no fim do mês. Invariavelmente mais.