Sábado passado rolou o Fórum 2012 do
e-Commerce Brasil, um evento organizado pela galera do E-Commerce Brasil, um
projeto mantido por uma série de empresas brasileiras interessadas na promoção
e evangelização do comércio eletrônico em todo o Brasil.
O evento foi FANTÁSTICO, SHOW DE BOLA!
Já é possível afirmar que o Brasil tem um
evento MATADOR sobre comércio eletrônico. Demorou, mas chegamos lá.
A infraestrutura do Fórum 2012 não deixou
nada a desejar com relação aos melhores eventos de comércio eletrônico que
rolam nos EUA, como o Annual Summit do Shop.Org e o IRCE 2012 da Internet
Retailer.
PARABÉNS aos organizadores do Fórum 2012!
Tinha conteúdo para quem está começando no e-commerce, e para quem já está bombando
no comércio eletrônico.
Eu quero compartilhar agora com vocês as
minhas melhores impressões sobre o evento.
1. Sobre as palestras, Nota 7. Por
duas razões: (1) Ainda rolou muito jabá durante algumas palestras. A
participação do cara da IBM, por exemplo, foi ridícula, só falou abobrinha e
politicagem. Não ensinou nada; (2) Ainda
rolou muito assunto genérico, os painéis foram fracos, parecia conversa de
compadre, ninguém tocou na ferida de ninguém, não houve provocações, e nem
discussões fortes sobre nenhum assunto.
Frase-piada do cara da IBM… “Eu não vou falar de detalhes para não ser técnico…”, se não debatermos os detalhes, vamos debater o quê?
Ainda assim, rolaram algumas discussões “softs” sobre
os maiores problemas do ecommerce brasileiro:
– Falta de cérebro de obra para
trabalhar no ecommerce. Falta gente, muita gente qualificada para o trabalho
que tem que ser feito no comércio eletrônico. O que se vê são operações de
ecommerce cheias de estagiários aprendendo fazendo.
“De ferramentas analíticas já estamos cheios, tá faltando gente que sabe ler as informações que essas ferramentas fornecem”, Paulo Henrique da Wine.com.br
Por outro lado, o mercado está bombando para quem faz parte dele.
Andre Alves, diretor de ecommerce da Saraiva, chegou a afirmar: “Todos os dias eu tenho funcionário pedindo aumento, ou anunciando que vai sair. O mercado está muito aquecido”
– Falta de infraestrutura para a
logística trabalhar. O Correios ganharam o prêmio de melhor logística do ecommerce brasileiro. Ridículo.
Quase nem foram aplaudidos pelas 1.500 pessoas presentes no auditório. O prêmio deveria ter
sido entregue para aqueles que estão fazendo o trabalho que o correios não
conseguem fazer direito mesmo tendo todo o monopólio que eles tem.
– Integração MultiCanal. Na parte da manhã parecia que o evento era sobre integração multicanal – a tal da funcionalidade que permite ao cliente comprar pela web e devolver na loja, ou, mais além, a total noção de quem é o cliente para quem atende o cliente em todos os canais da empresa.
Nos EUA “multicanal” já era. Eles estão na era do OmniChannel, uma espécie de Multicanal 2.0.
O que é OmniChannel?
OmniChannel é quando o lojista RECONHECE que o cliente toma decisão da compra baseado em infos que pegou em diferentes canais.
OmniChannel é quando o lojista ASSUME que deve incluir uma tour virtual das lojas físicas dentro da loja virtual.
OmniChannel é quando o lojista ASSUME que deve deixar o cliente acessar a web dentro da loja física.
Quem faz isso no Brasil?
As lojas Marisas já oferecem esse serviço. Você compra pela web e devolve nas lojas. Na Marisa você compra pela web e pode trocar em qualquer uma das 300 lojas físicas. A Livraria Cultura também já trabalha assim.
“Quando o cliente retorna a loja para devolver o produto, ele compra novos produtos. As vendas aumentam” Thiago Pereira da Marisa.
Para mim, a palestra ideal é aquela onde o
cara conta histórias pessoais sobre o seu conhecimento pessoal em uma
determinada área; na sequência abre espaço para perguntas, e termina com um CALL-TO-ACTION
para todos.
Nesse sentido, as melhores palestras para
mim foram da Jessica Yuri da oLook, do Francesco Cardi da Chaordic, e do Tim
Ash – um dos americanos que falaram durante o evento.
Inclusive, a oLook foi operação de ecommerce mais inovadora que se apresentou durante o Fórum. Para comprar na oLook, você tem que preencher um questionário de 18 perguntas. A partir dai, os fashion stylists da oLook direcionam os melhores produtos para você. É MUITO LEGAL! Visite www.olook.com.br para conferir Vida Inteligente no comércio.
Eu gostei também das palestras
“inspiradoras” do Malte da Dafiti (quando o chato da IBM deixava ele falar), Roni Bueno da Netshoes, In Hsieh da Baby.com.br, e do Roberto
Magalhães da Magazine Luiza – apesar dos vídeos jabalísticos sacais sobre a
cultura da empresa.
Algumas infos inspiradoras sobre esses
caras:
Do Malte da Dafiti:
“A taxa de conversão no Brasil é baixa porque o lojista não facilita a devolução de produto”
Do Roni da Netshoes:
“A Netshoes recebe hoje 4 mil resenhas de
produtos por dia.”
“O dia que você tiver um app mobile da sua
loja, você terá 150 milhões de lojas de bolso”
“Temos que parar se nos referir ao comércio
eletrônico como eletrônico. Não faz mais sentido adicionar o adjetivo digital
quanto tudo está digitalizado. E-Commerce, F-Commerce, M-Commerce é besteira, o
negócio é Everywhere Commerce”
Eu gostei da parte da palestra onde o Roni reconheceu que até um determinado momento na história da Netshoes, nenhum funcionário da empresa era praticamente de esportes, mas botavam banca de entendidos no assunto. Foi ai que eles montaram uma equipe de especialistas em esportes para dar dicas para os clientes, e ajudar a própria empresa a comprar melhor.
O Roni, inclusive, tá gordo. O sucesso é legal, mas até onde vale a pena trabalhar para cacete se você não consegue arrumar tempo para cuidar do próprio corpo???
Do Roberto da Magazine Luiza:
“Faca aos outros o que deseja ser feito para você” é a frase que está estampada no crachá dos colaboradores do Magazine Luiza.
“A iniciativa do MagazineVocê está com 50 mil lojas virtuais na Orkut + Facebook”
“O televendas do Magazine Luiza é próprio, nós NUNCA vamos terceirizar o televendas”
“Para reconhecer o trabalho do melhor vendedor de uma loja, o Magazine coloca um outdoor com a foto do cara na cidade onde ele trabalha”
Do In Hsieh do Baby.com.br:
“No comércio eletrônico, se tudo correr bem, você não terá contato com o seu cliente”
“O foco da Baby.com.br é o processo de fofurização no e-commerce.”
“Para se diferenciar no comércio eletrônico, você tem que humanizar todo o processo”
2. Sobre a EXPO de empresas
de comércio eletrônico, nota 9. Por duas razões: (1) O Brasil tem inteligência
superior em comércio eletrônico, e a expo provou isso abrindo espaço para os
caras; (2) Lá pelas 19:00h – terminando o evento – eu encontrei um amigo que
não tinha visto durante o dia inteiro. Quando eu perguntei a ele se tinha gostado de alguma
palestra, ele falou, “Eu não consegui assistir nenhuma palestra. Toda hora que
tentava entrar na sala eu encontrava uma pessoa para conversar”. Nota 9 porque o evento conseguiu reunir o
mercado de comércio eletrônico no Brasil, e os momentos de networking durante a
expo foram fantásticos para muita gente.
Comércio eletrônico não é mais sobre abrir
uma lojinha virtual qualquer com um sistema fuleiro por trás, ou subir os produtos que todo mundo vende, ou sentar
a bunda na cadeira e esperar os pedidos cairem dos céus.
O negócio está super complexo.
Durante a palestra de encerramento do
evento, o Gerson Ribeiro da DP6, soltou uma frase que deve ter assustado os
iniciantes do varejo virtual: “Você tem
que fazer Teste Multivariável para ser bem sucedido no ecommerce”, o Danilo da
GP Mídia falou, “O funil de vendas é o coração de uma loja virtual”.
Teste Multivariável??
Funil de vendas????
What fucking?????
Durante a EXPO, várias
empresas brasileiras FANTÁSTICAS mostraram softwares incríveis que o lojista
virtual pode acoplar a sua loja virtual para facilitar a sua vida e aumentar as
vendas.
Tem que usar!
Tem que sair do mais do mesmo e lugar comum e usar as tecnologias que diferenciam a loja.
Confere algumas coisas que você precisa conhecer:
1. Chaordic, os caras fazem
softwares de recomendações personalizadas para a loja e email marketing. O
produto da Chaordic é de uma sofisticação surpreendente. O software da Chaordic
permite a sua loja virtual personalizar vitrines, carrinho de compras, landing
pages, email marketing e o escambau. É SHOW!
2. Sieve, os caras oferecem um
software de gestão de preços da concorrência em tempo real de cair o queixo. Na
web, a variação de preços e disponibilidade de estoque de um mesmo produto em
diferentes lojas é incrível. Ao monitorar os preços do mercado, o lojista pode
arrebentar de vender ao oferecer o melhor preço para os clientes que estão
online em um determinado momento. É ANIMAL!
3. Zoom, nem só de Buscapé pode viver o
Brasil. A Zoom é um projeto inovador e corajoso de uma galera que acredita que
é importante comparar informações técnicas de produtos e não apenas preços.
4. ExactTarget, Email Vision,
Experian Virtual Target e Responsys são algumas das empresas gringas que
mostraram seus serviços durante o evento. O Fórum também deixou claro que os
gringos vão invadir o Brasil, e que temos que acelerar as coisas para não
perder mercado. Para o segundo semestre, a Amazon vai baixar no Brasil, e
provavelmente revolucionar o mundo virtual brasileiro.
E ainda teve muita coisa bacana, confere a relação completa de todos os expositores.
Outra iniciativa matadora que rolou no
evento foi o Talk Show AO VIVO apresentado pelo João Kepler. Nos próximos dias
eles devem subir as gravações das conversas para quem não teve a oportunidade
de assistir ao vivo. O João entrevistou pessoas e empresas que não tiveram oportunidade de palestrar durante o fórum.
Eu twitei durante todo o evento que nem um alucinado, confere as twitadas do sábado aqui.
Rolou ainda uma premiação para os melhores
do ano no comércio eletrônico brasileiro, confere os vencedores aqui.
Outras infos que eu captei ao longo do dia:
– Experia: Rede sociais geram 17% do tráfego de uma loja virtual, a conversão é 1,18%.
– Experian: A taxa média de conversão do ecommerce nacional é 1,44%.
– Lent: Até o final de 2012 serão 70 milhões de brasileiros acessando a web mobile no Brasil. Por falar nisso, confere os slides da palestra do Michel lent sobre mobilidade.
O comércio eletrônico está bombando no Brasil. Mas a grande maioria das lojas virtuais tem que melhorar muito. Nos EUA a Best Buy dispara 20 milhões de e-mails por semana e desses, 18 milhões são diferentes. No Brasil a galera dispara 100 milhões de emails de uma mesma mensagem para todo mundo com tudo misturado, e dane-se. Tudo spam. Temos que melhorar!
Para fechar, algumas sugestões para a galera que organizou o evento implementar em 2013:
1. Transmitir o evento ao vivo pela web, nem que seja pago.
2. Anunciar a hashtag do twitter ao longo do dia em todas as palestras.
3. Espalhar tomadas de energia para a galera recarregar as baterias dos gadgets.
4. Permitir e estimular perguntas do público ao final de todas as palestras.
5. Disponibilizar os slides de todas as palestras na web, ou pelo menos para quem pagou.
6. Continuar com o mix de palestras gringas e brazucas.
7. Incluir painéis de discussão e cases sobre ecommerce B2B, ecommerce de Serviços, e ecommerce para Pequenas Empresas.
É isso, PARABÉNS mais uma vez a galera que organizou o evento.
ARREBENTOU!
Até 2013!
Confere outros insights nas fotos abaixo:
VAMOS QUE VAMOS!
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
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