Brasília – A beleza da taboa serve de inspiração para os capixabas transformarem a planta em artesanato. São bolsas, carteiras de mão, jarros, flores, caixas decorativas, esteiras, porta-guardanapos, sousplats e caminhos de mesa que já conquistaram o mercado europeu e asiático.
Encontrada em áreas alagadas, a taboa pode chegar a dois metros de altura. Sua fibra é durável e resistente. Abundante na região de Anchieta e Guarapari (ES), cidades onde estão as cinco comunidades participantes da Associação dos Artesãos do Núcleo de Artesanato em Taboa (Naboa), a planta é retirada da lagoa Mãe-Bá e fica exposta ao sol durante 20 dias. Só depois desse período é desfolhada e começa a ganhar forma. “A criatividade é propulsora das nossas peças. Nenhum artigo é igual ao outro”, explica o presidente da associação, César Conti Nunes.
O trabalho da Naboa começou em 2007, com uma produção de quatro mil peças. À época, o faturamento era de R$ 4 mil. Hoje, a fabricação gira em torno de seis mil peças e a receita bate em R$ 15 mil. Para dar conta das encomendas, são necessários 12 artesãos e 130 colaboradores.
A trajetória de sucesso do grupo passa pela capacitação do Sebrae. Todos os associados foram qualificados pela instituição e participaram de cursos de mercado, design e cotação de preços, entre outros. “O Sebrae é a peça fundamental para a realização do nosso trabalho. Tudo o que sabemos sobre comércio devemos à instituição”, reconhece César.
Pela segunda vez consecutiva, a Naboa é vencedora do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que tem como objetivo reconhecer e valorizar a produção dos melhores artesãos do Brasil. Para o Sebrae, o artesanato possibilita a inclusão social pela geração de trabalho e renda e é um instrumento de fortalecimento da identidade cultural. Os vencedores ganham destaque nacional e o direito de usar o selo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 3ª Edição até dezembro de 2014.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias