De acordo com o relatório MarketingSherpa 2011 Social Marketing Benchmark, 76% daqueles que trabalham com marketing concordam que alavancar o inbound marketing é essencial, mas apenas 47% deles fazem isso de fato. Uma razão possível para essa disparidade é uma pergunta que incomoda muitos profissionais: “nós conhecemos o inbound marketing, mas como fazê-lo bem?”
Em um seminário online, que pode ser visto na versão original dessa matéria, Kaci Bower, Analista de pesquisa sênior, falou sobre como os resultados da sua pesquisa podem ajudar a responder essa pergunta de maneira satisfatória.
Tática 1 – Deixe pistas para que encontrem e escolham você, usando a arquitetura do inbound marketing
SEO, mídias sociais e conteúdo são grandes astros quando são implementados separadamente. Porém, se são implementados de maneira estratégica e sincronizada, eles podem dar resultados que reduzem custos, aumentam as vendas e sua audiência na internet.
Sincronizar essas táticas requer uma arquitetura que sistematize os tráfegos dos diferentes canais e onde encontrar os seus clientes. Sem isso, não existe uma direção pensada para esses meios e todos eles podem acabar se perdendo antes mesmo de se encontrar uma convergência entre eles.
Arquitetura centralizada
Com uma arquitetura centralizada, mídias sociais e conteúdo se alimentam do SEO, através das mídias sociais falando sobre o seu site ou seu blog. O objetivo final é sistematica e eficientemente dirigir o tráfego da busca e das redes sociais para um ponto de convergência específico (seu site).
Tática 2 – Atraí-los como seu timing e resultado de pesquisa relevante
O objetivo do SEO é ajudar os sistemas de busca, em resposta às consultas de pesquisas, a encontrar e rankear o conteúdo do seu site, considerando-o melhor do que os dos concorrentes.
“Hoje, ter um ranqueamento alto em sistemas de busca é necessário, não opcional”, diz Bower.
De acordo com pesquisas, “usuários clicam até três vezes mais em listagens orgânicas do que em anúncios patrocinados”. E 60% das pesquisas orgânicas vão para o top 3 dos resultados.
Pesquisas de palavras-chave são uma opção efetiva para alcançar um bom resultado nos sistemas de busca, e na otimização de seu conteúdo para cada um dos seus produtos ou serviços.
Tática 3 – Construir e se enganjar nas mídias sociais
As mídias sociais estão baseadas na construção e engajamento de uma comunidade, o que nos dá uma plataforma para dividir e influenciar opiniões.
“A primeira coisa que as mídias sociais fazem é dar às empresas uma ótima maneira de ouvir e monitor. Você não quer quebrar esse processo de escuta. Porque ouvir as conversas sobre a sua empresa sem mesmo dizer nada é uma ótima maneira de crescer com as mídias sociais. Infelizmente, muitas empresas quebram esse processo, ou simplesmente pulam. Isso realmente limita sua habilidade de se engajar verdadeiramente nelas depois”, diz Bower.
Algumas dicas específicas para cada uma das redes sociais:
- o Facebook funciona melhor para o engajamento e a educação dos clientes
- o LinkedIn e seus grupos funcionam para identificação e desenvolvimento de parcerias, e para se projetar como líder
- o Twitter é um ótimo help desk
Tática 4 – criar e compartilhar conteúdo atrativo
O conteúdo é vital, mas pode também ser esmagador, se for feito de maneira errada. Para produzir um conteúdo que traga os resultados desejados, três objetivos precisam ser seguidos:
- Entender qual é o seu prospecto e o que os seus clientes precisam saber
- Produzir conteúdo otimizado baseado em palavras-chave relevantes
- Mostrar e compartilhar seu conteúdo nas redes sociais
Reproduzir conteúdos que já foram publicados anteriormente é uma boa maneira de aparecer mais. Determinando como esse conteúdo foi bem sucedido, primeiro faça um “inventário” do que você tem, incluindo todos os departamentos possíveis. Comece pensando em maneiras de reaproveitar o conteúdo que você encontrou para os seus objetivos atuais. Não faça apenas um crtl c + crtl v, mas use um tempo para deixá-los atualizados.
Bower incentiva os profissionais a pensar em cada estágio pelo qual uma venda passa: consciência, consideração, dúvida, compra e redenção. Então, coloque-se no lugar de seu cliente e pense nas questões que podem ser levantadas em cada um dos estágios. O seu conteúdo deve refletir tudo isso.
Tática 5 – Otimize o ponto final da conversão
Sites são o centro da estratégia de marketing centralizada e da arquitetura inbound. É crucial, de acordo com Bower, considerar a taxa conversão do cliente para otimizar a página de destino. Ganhos a mais podem ter um impacto financeiro significativo, desde que o aumento de conversão amplie o retorno no investimento de direção de tráfego que você fez no seu site.
Para facilitar de maneira apropriada a convergência e conversão do tráfego, é importante entender completamente a estratégia de cada uma das mídias sociais. O número de sites, ou o que leva até o centro não é importante, mas o plano e o propósito de cada uma delas é. Cada mídia social deve ser completamente dominada pela sua marca antes de passar para a próxima.
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