Para quem não conhece, Kontto é uma plataforma para os profissionais de vendas diretas e marketing de rede (revendedoras, consultoras e representantes comerciais) que necessitam obter o controle de suas vendas e produtos e relacionar-se melhor com seus clientes. A startup foi uma das 12 finalistas do Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação em Novembro de 2011.
“A proposta continua a mesma, não mudamos o target e muito menos a vontade de ajudar resolver os problemas enfrentados por esses profissionais na gestão de suas vendas e prospecção de clientes. Os recursos da assistente virtual vem para facilitar ainda mais o dia-a-dia dos nossos usuários e aumentar o engajamento com a nossa plataforma”, explica Lucas Alvares, um dos fundadores. ”A partir de agora, nossos clientes terão o apoio de uma assistente virtual que irá ajudar a automatizar as tarefas mais comuns do dia-a-dia e lembrar de tudo que é importante como compromissos, estoque de produtos, aniversários de clientes. Mas isso é só o começo. A ideia é tornarmos a assistente cada vez mais pessoal e inteligente para que em breve ela realize tarefas mais complexas como cobrar os clientes em atraso e sugerir atividades relacionadas ao desempenho da revendedora”, acrescenta.
A startup quer se tornar a principal referência em tecnologia para um mercado de quase 3 milhões de profissionais de vendas diretas no país e que movimentou cerca de 27,2 bilhões de reais em 2011, segundo dados da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD). “O Brasil é hoje o 4º maior mercado de vendas diretas do mundo e a cada ano aumentamos significativamente a nossa força, mas ao mesmo tempo, é uma área carente de boas iniciativas em tecnologia”, diz.
A equipe que também possui um mentor especialista na área de Vendas Diretas, é formada pelos empreendedores Lucas Alvares, formado em Marketing/Comunicação e design UX/UI, Josué Augusto, também fez marketing e especialização em mídias digitais e Guilherme Vinicius, formado em ciência da computação, desenvolvedor Ruby on Rails.