Na segunda-feira falei sobre o porquê uma empresa deve ter um blog como parte de sua presença na web e alguns pontos que você deve considerar se você decidir ter este blog. Agora você deve estar se perguntando: “como eu posso gerar o conteúdo do blog da minha empresa, e o que eu vou escrever no blog? Onde posso obter os temas?” Perfeito, são as perguntas que todos fazem quando criam um blog paraempresa, é por isso que, que o artigo de hoje trará algumas dicas sobre como criar conteúdo, e alguns pontos a considerar.
A melhor forma de gerar conteúdo sobre o seu negócio para que tenha visibilidade na Internet é criando um blog profissional.
O blog ajuda as empresas a desenvolverem uma comunicação imediata com os atuais e potenciais clientes, sendo assim uma ferramenta de trabalho extremamente útil e eficaz.
Vários estudos provam que as empresas que usam o blog como instrumento de trabalho e de comunicação, têm resultados muito positivos:
- Aumentam o tráfego nos sites em cerca de 55%.
- Adquirem clientes gerados diretamente através dele.
- As empresas com blogs empresariais cresceram de 48 % para 65%, entre 2009 e 2011.
- As empresas tomaram consciência, principalmente nos EUA e Europa, do valor desta ferramenta. 85 % dos utilizadores consideram-no útil e importante e 27% como peça fundamental nos seus negócios.
Defina o seu público
Embora, provavelmente você já tenha definido seus potenciais clientes, que serão baseados no produto ou serviço que você oferece, eles podem muito bem ser segmentados por idade, nacionalidade, nível de escolaridade, entre outros fatores. Lembre-se que dependendo da camada para o qual você escreve, é o tom e o estilo de escrita que você usar que mostrará a perspectiva de quem você é.
Responder a quaisquer perguntas
Uma boa ideia é sempre gerar conteúdo escrito (ou vários posts) que responda a uma pergunta feita por um de seus clientes (ou leitores / clientes potenciais) fez. O ideal também é criar um FAQ para evitar responder a mesma pergunta várias vezes, ou como uma forma de complementar, nunca um substituindo o outro.
Prática de Reblog e Repackage
Se você não sabe o que escrever, uma boa prática é a de ler outros blogs, assim você pode escrever seu próprio conteúdo com base no conteúdo dos outros, sem incorrer em algum tipo de plágio ou roubo de ideias, porque o importante aqui é contribuir com as suas próprias ideias, lembre-se de adicionar valor ao seu cliente. Isto se aplica não só em artigos de outros blogs, mas também outras fontes de informação seja ela física ou eletrônica.
De vez em quando, expressar a sua opinião pessoal
Enquanto o seu blog é corporativo, nunca é demais dar aos seus clientes a sua opinião pessoal sobre algo, mas permanecendo em linha com o seu negócio. Por exemplo, se você tem uma empresa que vende equipamentos eletrônicos, como computadores, e você tem uma visão sobre o “Ultrabook” é uma boa ideia expressá-la no blog da empresa. Isso nos leva ao próximo ponto.
Recorrer a Guest Posts
Se você não tem tempo, ou por algum outro motivo não pode gerar o conteúdo para o seu blog, e não têm os recursos para pagar uma equipe de editores e redatores, você pode usar o que é conhecido como “guests posts”, convidar especialistas no assunto relacionado à sua empresa a escrever alguns posts para sua empresa. Você pode se perguntar como pagar a blogueiros convidados, e há várias respostas, mas a melhor maneira de pagá-los é a “exposição” (ajuda tornar-se mais conhecido).
Como? Em primeira instância, assinar o seu nome ou pseudônimo, que inclui um link para o seu blog, página pessoal, ou links para seus perfis de redes sociais.
Brainstorming
Este talvez seja a parte mais criativa e com maior feedback do processo de geração de conteúdo. Tratase de reunir diferentes membros de sua equipe na empresa e organizá-los para sessões de brainstorming para gerar conteúdo para o blog. Isso pode ser pessoalmente ou online, ou seja, se eles não podem atender em um tempo e lugar específicos, pode ser organizado através de um grupo no Facebook ou ferramentas de colaboração como o Yammer . Você também pode ter essas sessões com pessoas de fora da empresa, como outros blogueiros ou empresários, e até mesmo sua própria família.
Freqüência de Postagem
Em nosso post anterior, conversamos um pouco sobre a frequência de publicação de conteúdo para o seu blog de negócios, como forma de atrair mais tráfego, mencionei que o ideal (e possivelmente irrealista no curto e médio prazo) é entre 16 e 20 mensagens mensais, mas uma média de cinco mensagens por mês seria o suficiente para manter o blog a média, mas no final não há um padrão real, uma fórmula mágica, mas algumas frequências irão ajudar.
Primeiro, lembre-se que de não deixar o blog morrer, atualizá-lo pelo menos uma vez por mês, se você não tem tempo ou os recursos para fazer mais vezes. Se você está ciente que você pode ter um pouco de tempo, tente pelo menos uma vez a cada duas semanas, ou seja, duas vezes por mês, mas, novamente, é ideal iniciar um post por semana. Então você pode ajustar a sua frequência de publicação, tentando aumentá-la sem perder o conteúdo de qualidade. Mas para realmente planejar bem quantas vezes publicar no blog, uma boa ideia é fazer um calendário editorial.
Calendário Editorial
Não é nada além de um planejamento sobre o que você escreve todos os dias, semana ou mês. Ele pode ser formato físico ou eletrônico, como você preferir, uma espécie de viagem em que o planejamento pode ser feito por tópicos semanais, quinzenal ou mensal, de modo que você tenha seus objetivos claros antes de escrever, entre outros. Lembre-se de não ser muito específico neste calendário, o ideal é incluir apenas as ideias principais e os prazos de publicação, para desenvolvê-los. Para este planejamento, você pode usar o brainstorming mencionado acima.
Além disso, o calendário editorial te ajudar a manter o seu conteúdo equilibrado entre o conteúdo que é algo interessante e que tem a ver com o ramo de seu negócio, bem como o conteúdo que “nunca expira”, como tutoriais, dicas e muito mais. Sim, nunca postar apenas por uma questão de postar, tentar ser sempre um conteúdo de qualidade, tome isso como um desafio.
Este post é o segundo de uma série de artigos Blog Corporativo. No próximo post vamos falar sobre como otimizar os artigos do seu blog.
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