Todo mundo sonha em trabalhar em um lugar
onde o trabalho é colaborativo, criativo,
objetivo, assertivo, visionário, responsável e móvel, certo?
Pois nós estamos nos aproximando dessa era.
Está rolando nos EUA nesse momento um
evento chamado Dreamforce12. O Dreamforce é o evento anual da SALESFORCE onde
eles procuram reunir os maiores cabeças da indústria de cloud computing do
planeta.
O Dreamforce é seguramente o principal
evento sobre cloud computing do planeta, ou pelo menos, o mais inspirador.
A SALESFORCE é uma empresa visionária.
Fundada em 1999, a SALESFORCE simplesmente inventou o conceito de Cloud
Computing. TUDO que estamos vendo hoje com relação ao tema é resultado do
trabalho persistente, arrojado e inovador conduzido pela SALESFORCE por mais de
uma década.
Para saber mais sobre a história visionária da SALESFORCE, eu recomendo a leitura do livro “Behind the Cloud”, onde o Marc Benioff conta como se transformou em um negócio bilionário e reinventou a indústria de tecnologia. Baixa a versão Kindle e comece a ler hoje mesmo!
Em 1999, quanto todo mundo falava que cloud
computing era uma viagem, Marc Benioff – fundador da SALESFORCE – apareceu com
o slogan NO SOFTWARE e mudou o mundo e toda a indústria de tecnologia.
Todo mundo zombou do cara, principalmente as empresas tipo Microsoft, Symantec e Abode que faturavam rios de dinheiro vendendo licenças de uso de software em caixinhas. A proposta inovadora da SALESFORCE era alugar o software, uma completa heresia para os capitães da indústria. Benioff não se dobrou, ele persistiu, e reinventou a indústria de software.
A SALESFORCE, como o próprio nome diz, é
popular em todo o mundo por conta do seu fantástico software de CRM baseado nas
nuvens, o SalesCloud.
Se você procura pelo MELHOR software de CRM
do planeta, você tem que usar o SalesCloud da SALESFORCE. O bicho é realmente o
melhor de todos.
Agora, devido as mudanças radicais que
estão descontruindo a profissão do vendedor – eu venho falando sobre isso há mais de dez anos no curso DE VENDEDOR PARA GERENTE DE CLIENTES, a SALESFORCE ampliou as garras do
SalesCloud para abraçar toda a empresa.
Hoje, todos os funcionários de uma empresa tem que ser vendedores! Vendas é um esporte coletivo. O vendedor sozinho não resolve mais nada.
Por conta disso, a SALESFORCE oferece hoje uma série de softwares que integrados se transformam em um ERP SOCIAL onde o ponto principal de tudo é o CLIENTE.
Cara, para quem é fanático por marketing, vendas, tecnologia, inovação, web, apps e o escambau, ver o SALESFORCE rodando com tudo que tem direito é um êxtase.
A SALESFORCE está construindo o sistema de
gestão integrado tão SONHADO por milhares de empresas de software e clientes. No SALESFORCE a interface, a usabilidade, a portabilidade, a mobilidade, a
integração de dados e usuários é uma realidade.
Eu diria que a SALESFORCE é a MELHOR
empresa de software do mundo, ou pelo menos, a MAIS BEM POSICIONADA para tomar
de assalto todo o mercado de software.
Dias atrás, inclusive, a SALESFORCE, foi eleita pela
revista Forbes como a empresa mais inovadora do mundo.
Ontem, no discurso de abertura do Dreamforce12, Marc Benioff, o ENERGÉTICO
fundador da SALESFORCE – o cara anda pela plateia, usa sapatos engraçados para
caramba, faz piadas politicamente incorretas – ele mostrou o quanto a
tecnologia de cloud computing somada com os conceitos das redes sociais e
mobilidade já estão mudando radicalmente a maneira que todos nós vamos
trabalhar.
Alguns highlights do evento:
1. Existem duas GRANDES mudanças de PARADIGMA que estão
acontecendo no mundo dos Clientes hoje: o mundo mobile vai substituir a web, e
o mundo social vai substituir o mundo que não é social. Em pouco tempo você não
vai mais precisar perguntar ao Google onde encontrar um restaurante bacana, um
app ou o Siri do seu celular vai fazer isso. Em 5 anos, quem não tiver algum pé
no mundo mobile ou social, tá frito.
Pense um pouco. Por que alguém tem que ir
para o escritório trabalhar nos dias de hoje? A empresa que tem funcionários
conectados ao sistema através de notebooks, tablets e smartphones trabalha de
qualquer lugar. É isso que as pessoas querem, é isso que já dá para entregar.
A idéia de que o cliente nem sempre tem
razão é dos tempos em que a empresa recebia uma reclamação por dia. Hoje, se a
empresa estiver exposta na web e socialmente conectada com os seus clientes, o
número de reclamações e feedbacks é imensalmente superior. Eu até concordo que
o cliente nem sempre está certo, mas quando passamos a receber 500 feedbacks por dia,
eu acredito que meia dúzia das reclamações devem fazer sentido e devem ser
ouvidas.
A própria SALESFORCE mostrou ontem no
evento a sua capacidade de ouvir os clientes e implementar as suas idéias. A
imagem abaixo mostra as idéias recebidas de clientes que eles transformaram em
funcionalidades do SalesCloud:
2. O ponto aqui não é participar das redes
sociais, mas transformar a empresa em um negócio social onde co-criamos
produtos e serviços com os clientes.
A televisão substituiu o rádio, a internet substituiu
a televisão, a mobilidade e o social entre as pessoas irá substituir a internet
e todo o resto como grandes alavancas de comunicação, relacionamento, compras,
aprendizado, trabalho, descoberta, entretenimento e colaboração entre as
pessoas.
A conexão transparente entre as pessoas vai criar um
nível de confiança fantástico entre outros. Com a evolução dos sistemas tipo SALESFORCE, os
gerentes não precisam pensar em controlar os funcionários, e os funcionários não devem ficar encanados em ser amados pelos chefes.
No Século 21, o funcionário não tem que ficar
preocupado em prestar contas com o chefe, ele tem que ficar preocupado em
prestar contas com os seus colegas de trabalho. O Trabalho é Social! ACORDA
PARA VIDA!!!
3. Até
2017 os Chefes de Marketing das empresas vão gastar mais tempo com tecnologia
do que os Chefes de Tecnologia. Esse é um puta paradigma que os marketeiros
terão que enfrentar. A grande maioria dos marketeiros não entendem nada de
tecnologia e nem fazem questão de entender.Entretanto, o bicho começa a pegar.
A próxima campanha matadora da sua empresa não será centrada em uma frase
engraçadinha de um anúncio, mas na usabilidade de um app para iPhones e Android
que resolve algum problema de um segmento de mercado.
Durante a palestra, a Salesforce mostrou inúmeros
casos de funcionários de grandes, médias e pequenas empresas usando o Chatter –
a capacidade social da SALESFORCE – para colaborar entre si. O Chatter não é
uma grande novidade, o bicho já existe faz tempo, mas somente agora as pessoas
estão aprendendo a usar.
O Chatter é uma espécie de twitter + timeline a lá
facebook onde funcionários podem colaborar entre si.
O Chatter traz a capacidade da Facebook para dentro do
CRM. É o CRM 100% SOCIAL onde você conversa com parceiros, revendedores,
vendedores e muito mais.
Portanto, a questão é: O mundo está passando por uma revolução
social, a sua empresa está passando por uma revolução social?????
A tecnologia sempre foi responsável por mudar a maneira que nós trabalhamos. Mas agora, a tecnologia é social e colaborativa. A Revolução Social chegou!!!
O que você vai fazer a respeito?
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