Foz do Iguaçu – Chamar a atenção de associados de redes e centrais de negócios sobre as perspectivas no cenário econômico brasileiro, principalmente as relacionadas a eventos como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA 2014. Essa foi a principal razão para o Sebrae promover um exercício durante o 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, na tarde desta quinta-feira (20), em Foz do Iguaçu.
Os empresários se dividiram em salas temáticas, que abrigaram os setores de Supermercados, Comércio e Serviços, Indústria e Agronegócios. Primeiro, eles assistiram a uma palestra sobre a conjuntura brasileira, que destacou questões como a ascensão das classes C e D.
Em seguida, formaram grupos para refletir sobre oportunidades ligadas à realização do torneio mundial de futebol. “Esse tipo de dinâmica contribui para que os empreendedores enxerguem de que forma podem se beneficiar de um momento econômico frutífero do ponto de vista comercial. Envolvidos no cotidiano dos seus negócios, talvez isso não fosse possível”, observa Eraldo Ricardo dos Santos, gestor de Centrais de Negócios do Sebrae.
A Rede Integrada, que reúne 143 lojas em Fortaleza e região metropolitana, já está se preparando para o mundial de futebol. Quem informa é José Itamar de Souza, representante do grupo no encontro em Foz do Iguaçu. Com apoio do Sebrae, os comerciantes investem em aspectos como a renovação da fachada dos seus estabelecimentos, consultorias e capacitação dos funcionários para melhorar o atendimento. “O Sebrae está ao nosso lado desde a formação da rede, em 2010. Junto com essa instituição, preparamos uma campanha publicitária para divulgar ainda mais o nosso nome. Queremos chamar a atenção do turista que irá a Fortaleza para assistir ao mundial”, afirma José Itamar.
Renato Paiva, representante da Orlex Óptica, de Goiânia, conta que já reuniu 76 empresas dispostas a formar uma central de negócios do seu setor. Ele tem o apoio do Sebrae em Goiás para estudar de que forma pode aproveitar as oportunidades ligadas ao megaevento esportivo. “Acho que uma hipótese é a criação de óculos escuros esportivos. Deve aumentar a demanda por esse tipo de produto”, estima Renato.
O 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios segue até a noite desta quinta-feira, no hotel Golden Tulip Internacional. Além do exercício sobre a Copa, a programação teve palestras, sessão de negócios e apresentação cultural.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias