Este ano, a Anatel já fez pressão nas operadoras de celular. Agora é a vez da TV paga: após um aumento enorme nas reclamações, a agência quer um plano de melhorias, em até 30 dias, na minha mesa.
Segundo a Folha, a preocupação da agência é que o número de clientes cresceu 30%, mas o número de reclamações saltou em quase 100%.
A Anatel começou hoje as conversas com GVT, Embratel, Net, Oi TV e Sky. Você teve problemas com alguma delas? Segundo dados da própria Anatel, as principais reclamações são erros de cobrança, dificuldade para cancelar o serviço, e problemas com sinal ou com o aparelho.
Com as conversas, a Anatel quer evitar que o problema se agrave e exija intervenção, como foi o caso da telefonia móvel. Então por enquanto, não devemos ver uma atitude drástica, como barrar as vendas da TV paga. Ficamos no aguardo dos planos de melhoria; vamos ver no que dá.
A Anatel não convocou a Vivo (TVA e Telefônica Digital) para uma conversa, dizendo que o número de reclamações não ultrapassou o limite estipulado pela agência. Outras empresas do setor não gostaram disso: a Vivo também tem altos índices de reclamação na Anatel. A agência disse à Folha que vai revisitar os números, e não descarta uma futura convocação da TVA/Telefônica. [Folha]
Foto por SeanPavonePhoto/Shutterstock