Você sabe que a internet e VOCÊ estão ficando velhos quando descobre que seus amiguinhos com menos de 20 anos não conhecem alguns dos virais que marcaram a história da websfera. E nem estou falando de coisas pré-anos 2000, tem gente que não conhece virais de 2005/2006 mesmo.
Pra não deixar que essas relíquias da história da internet se percam, toda semana de vez em quando vamos resgatar algum daqueles que são os verdadeiros alicerces da ~internet moderna~.
A nossa sessão do túnel do tempo da internet volta hoje com um meme bem barulhento que deu muito o que falar desde 2006: o HITLER REACTS!
// ORIGEM
Tudo começou com o filme A Queda, lançado em 2004. O filme foi notícia em todo lugar, porque era o primeiro filme alemão abordando diretamente a Segunda Guerra, mais precisamente o personagem Hitler. Bruno Ganz foi escalado pra viver o líder nazista, e não houve uma única crítica negativa à sua performance. (haters não contam)
Mas foi só em 2006 que alguém teve a ideia de legendar a cena do acesso de fúria do Führer ao saber que havia perdido a guerra, pra ter outro significado. O primeiro vídeo que se tem notícia foi de um espanhol, e a reação era ao lançamento do Flight Simulator X. Esse vídeo foi deletado (#chatiado), mas veja abaixo a cena do filme (com as legendas corretas), que deu origem a tantos vídeos e paródias:
// VIRALIZAÇÃO E POLÊMICA
“Mas peraí, eu não me lembro disso ser viral em 2006!” — Tem toda razão, caro leitor. O primeiro vídeo foi criado em 2006 e depois disso foram surgindo alguns poucos espalhados pelo mundo. Entretanto, foi só em 2010 que a Constantin Films, produtora do filme, descobriu e resolveu tirar tudo do ar. Foi um barata voa tamanho que gerou o Efeito Streisand, ou seja: a coisa nem era tão grande, mas só porque alguém quis censurar, todos ficam sabendo e ficaram indignados.
Em 2010 os jornais do mundo começaram a falar disso e foi então que estourou de vez. O canal HitlerRantsParodies foi criado justamente pra arquivar todas essas paródias (infelizmente, não dá pra ter o número correto de views de cada um por causa disso e também pela onda de “deletações” da Constantin) e conta com quase 40 mil inscritos.
O próprio diretor do filme disse que curtiu a ideia das paródias, e depois de um tempo a Constantin desistiu de tentar deletar tudo (inclusive, vários usuários espelhavam o vídeo, pra que ele não fosse deletado). Hoje, é impossível contar quantas paródias existem ao redor do mundo, mas só nesse canal são 667 (todos em inglês).
Reveja alguns dos meus famosos em inglês:
O mais interessante desse meme é que o Hitler sempre foi o vilão da história. Se você quer comparar alguém com um cara mau, vai logo falar do Hitler, né? Mas no caso desses vídeos, ele virou algo como um alterego de todos, uma extensão do ~internauta~ que pode xingar e espernear como nós gostaríamos, mas não podemos. Mais ou menos como se todos, subitamente, ganhassem o poder de argumentação e decibéis vocais do titio Adolf. Acima de tudo, através dos vídeos, o criador (e os compartilhadores) podem se expressar sem medo de serem julgados, afinal não é a cara deles ali.
// NO BRASIL
As paródias gringas são famosas, né? Tem até uma recente do Gangnam Style (acima), mas as brazucas são as mais divertidas, porque em geral é muito bizarro ver o Hitler reagindo a uma coisa essencialmente brasileira (como campeonatos de futebol, política, etc). Veja algumas abaixo: