O Facebook é nitidamente a rede social que está em maior evidência atualmente. Hoje encontramos executivos, jovens universitários, homens, mulheres e até um nicho específico de pessoas com mais idade nessa plataforma. Criar e manter uma presença da sua empresa no Facebook se tornou tão essencial quanto ter um website. Aliás, muitas empresas já estão até complementando seu website com as postagens do Facebook, por ser uma ferramenta sem custos e que pode ser atualizado mais rapidamente.
De acordo com Alessandra Sleiman, especialista em redes sociais da Mesa de Marketing, utilizando corretamente o Facebook é possível aproveitar o poder e os recursos das redes sociais para criar novas oportunidades e impulsionar as vendas. “Podemos considerar esta era das redes sociais como uma revolução no marketing, pois empresas de pequeno e médio porte com pouca verba para marketing deixam de ser espectadores passivos e podem fazer parte de ações na rede sem custo nenhum, ou com pouco custo, permitindo-lhes participar de ações eficazes construindo uma popularidade impressionante e criando novas oportunidades para a empresa atingir seu publico alvo“, diz.
Confira algumas dicas fornecidas pela especialista de como criar algumas estratégias chaves valiosas para ajudar você a aproveitar o máximo da comunicação e do marketing dentro do potencial disponível na rede social:
Fique atento no momento de criar a sua identidade no Facebook: Certifique-se de colocar o seu logo na foto de identificação e escolher uma imagem de capa para a página que remeta ao seu negócio. Lembre-se que para essa imagem há algumas regras. É proibido utilizar na foto de capa promoções de descontos, por exemplo.
Forneça o máximo de informações possível na hora de preencher as informações de seu negócio: Preencha todos os campos com atenção, endereço, horário, website, etc… Eles podem ser facilmente encontrados pelo Google. E frequentemente o Google pode encontrar seu Facebook antes mesmo do que seu website.
Envolva seus seguidores: Mostre que há um ser humano ali, humanizando a marca, interagindo e conversando. Poste dicas e novidades para construir um relacionamento social de interações e engajamento, intercalando posts com seus produtos e promoções e conteúdos de qualidade. Compartilhe outras notícias. Poste imagens e vídeos. Não esqueça que conteúdos interessantes e/ou divertido são compartilhados mais facilmente.
Sempre responda seus seguidores: Incentive-os a participar de conversas, a trazer novos conteúdos. Os melhores defensores são clientes satisfeitos, incentive-os a participar da rede.
Seja criativo: Lembre-se que uma dose moderada de humor pode aumentar suas chances de engajamento na sua página do Facebook. As empresas que criam conteúdo descontraído são capazes de estender o alcance das postagens de forma significativa e construírem, assim, novas conexões e clientes potenciais.
Por Alessandra Sleiman, sócia da empresa Mesa de Marketing e especialista em mídias sociais com ampla experiência em ministrações de cursos, consultorias e treinamentos.