Não basta atrair o usuário com estratégias de marketing digital, é preciso convertê-las em potenciais negócios. Esse processo costuma ser ainda mais longo quando se trata de um negócio business to business, ou B2B, como o jargão é conhecido.
“Nos negócios B2B, a compra não é feita por impulso. Os produtos têm uma venda complexa e ciclo mais longo”, afirma Eric Santos, CEO da empresa de marketing online Resultados Digitais. Para ele, há quatro ações fundamentais para as companhias que querem aumentar os resultados na atração de potenciais clientes e na conversão de negócios.
Veja abaixo as quatro ações fundamentais para o sucesso na opinião de Santos e as dicas que ele tem para compartilhar:
1. Atrair leads qualificados
Na linguagem do marketing digital, um lead é uma oportunidade de negócio para a sua empresa. De forma mais concreta, é alguém que chegou até o site da sua companhia ou interagiu com as suas redes sociais e deixou dados de contato em troca de algum conteúdo ou promoção que você ofereceu.
E-books, webinars (seminários online), white papers (documentos detalhados com tendências, pesquisas, estudos de caso etc.), templates e ferramentas estão entre eles. O fundamental por trás dessa estratégia é oferecer conteúdo de qualidade para atrair esse cliente potencial.
2. Converter visitantes em negócios
O primeiro impulso de quem está querendo vender um produto ou serviço é fazer uma demorada explanação sobre os benefícios e as virtudes da sua marca ou empresa. Na prática, essa estratégia acaba afastando o cliente em potencial.
Por isso, o ideal deve ser oferecer um conteúdo útil, independentemente do momento de compra em que ele esteja. As pessoas estão dispostas a fornecer suas informações de contato em troca de algo que as ensine como fazer melhor os seus trabalhos e resolver seus problemas. Ao ofertar eBooks, webinars e outras formas gratuitas de gerar valor relacionado ao seu negócio, sua empresa não só vai gerar potenciais clientes qualificados, como vai estabelecer uma posição de autoridade no mercado.
3. Nutri-los com conteúdo ao longo do processo
Depois de coletar as informações do potencial cliente – em especial o e-mail, – é possível manter um contato próximo para continuar educando-o e estimulando-o para uma futura compra. Monte uma sequência de e-mails para enviar a eles com mais materiais educativos, estudos de caso, avaliações gratuitas e finalmente informações sobre o produto/serviço da empresa.
4. Analisar e organizar os processos de forma recorrente
Não adianta atrair todo esse número de clientes em potencial se as áreas de marketing e vendas da sua empresa não estão alinhadas. Assim como o setor de vendas precisa que os potenciais clientes sejam gerados na maior quantidade e qualidade possível, o setor de marketing precisa que os clientes não sejam bombardeados com spans ou abordados de forma indevida.