Fortaleza – O Sebrae no Ceará está desenvolvendo um programa em 60 unidades de produção e beneficiamento de leite e derivados de quatro municípios das regiões de Jaguaribana e Sertão Central. Amparada pelos programas Agentes Locias de Inovação e Sebraetec, a proposta visa adequar as empresas para que elas obtenham o selo do Sistema de Inspeção Estadual (SIE) exigido pela Vigilância Sanitária para comercialização de produtos em supermercados, mercadinhos e lojas de Fortaleza e Região Metropolitana.
Para conseguir tais registros, algumas etapas precisam ser realizadas como a implementação de especificações técnicas estruturais e de novos equipamentos, o que poderá ser facilitado pelo Sebraetec, tendo em vista que o programa foca na melhoria da qualidade dos produtos das empresas por meio da adequação das instalações, dimensionamento e aprimoramento da identidade visual e o cuidado com detalhes como o rótulo e marca.
Já o ALI tem ajudado a realizar um diagnóstico da situação das queijarias nessas regiões. Os dados levantados pelos agentes indicam que 75% delas são de pequeno porte por processarem até dois mil litros de leite por dia. Especificamente no Baixo e Médio Jaguaribe, apenas 29,1% das empresas faziam controle de qualidade da matéria-prima à época da coleta das informações. Além disso, o mix de produtos ainda é restrito: 29% produzem apenas queijo coalho.
Há pelo menos cinco anos, o Sebrae vem atuando junto ao segmento nessas duas regiões, com inventivos à participação das empresas em concursos de qualidade, missões técnicas a outros estados onde a indústria de fabricação de leite e derivados tem avanços significativos, e a realização de cursos e consultorias envolvendo os fornecedores das indústrias de laticínios do estado.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias