A tempo de pegar a temporada de compras para o Natal, um novo relatório da Pitney Bowes Inc. (NYSE: PBI), com 4 mil consumidores entrevistados na França, Alemanha, Reino Unido e os EUA, indicam os produtos que serão os mais comprados no Natal de 2012. Livros, roupas, revistas, sapatos e eletrônicos asseguram os top 5 globalmente. Suplementos de saúde, produtos pet, produtos de jardinagem, produtos “faça você mesmo” e artesanato foram classificados como os últimos dos itens preferidos para compra online.
Certas tendências de compras online se destacam no Relatório da Pitney Bowes “Consumer Trends in Online Shopping and Shipping”. As compras online, de todo tipo de produto, estão em ascensão nos últimos 12 meses. Livros e roupas estão liderando com 25% dos entrevistados relatando que tiveram mais desses itens entregues em suas casas no ano passado.
Segundo a comScore, “nos primeiros 56 dias da temporada de novembro-dezembro de 2011, mais de 35 milhões de dólares foram gastos online, um aumento de 15% com relação ao período correspondente em 201”. A migração para o e-commerce no mundo também é alimentada por tendências móveis. Dispositivos pessoais com aplicativos da marca estão mudando o comportamento de compra do consumidor de forma dramática.
“Os consumidores continuam a deliciar-se com roupas e eletrônicos que chegam à sua porta”, disse Craig Reed, vice-presidente Global E-commerce, da Pitney Bowes”. Soluções transfronteiriças de e-commerce para compras e entregas estão expandindo e alcançando o varejo este ano. E são fundamentais para criar uma perfeita e previsivil experiência para cada consumidor de carrinho de compras online no momento em que abrir o pacote em casa”.
Os profissionais de marketing que querem aproveitar estas tendências globais devem se preparar para a temporada, com as tecnologias adequadas que atendam a esses consumidores online ou na loja.
Dicas para seu e-commerce no Natal:
1. Para o consumidor, em qualquer país, a experiência com o carrinho de compras deve ser contínua. As soluções de e-commerce devem calcular automaticamente taxas transfronteiriças, de ponta a ponta do envio, incluindo impostos locais. Elas também devem filtrar os produtos que estão proibidos de serem vendidos em locais determinados pelos regulamentos de importação e exportação;
2. Use uma abordagem multi-canal para as campanhas de Natal. Mala direta, call centers, sites de bate-papo ao vivo, textos, mídias sociais e e-mails devem ser utilizados, porém com os mesmos dados dos clientes e comunicando em um tom semelhante;
3. Prepare suas comunicações para uma conversa de duas vias, para construir a lealdade do cliente, reconhecendo os pontos de contato anteriores para construir mais intimidade;
4. Faça retornos e serviços fáceis ao cliente. Os consumidores vão lembrar e voltar;
5. Meça o seu sucesso transfronteiriço e verifique como novas soluções tecnológicas contribuem para o surgimento desta tendência de geração de receita.
Via divulgação.