Os iniciantes no Inbound Marketing podem ficar confusos e até desmotivados ao acessar um site sobre o tema e se depararem com todos os termos utilizados, sem que consigam entender nada.
Que tal começar pelo próprio “Inbound Marketing”?
1 – Inbound Marketing
É um estilo de marketing que se concentra na obtenção de novos visitantes, conversão de tráfego em leads, e análise de desempenho. É um conceito baseado na ideia de Seth Godin, de um marketing mais permissivo. A participação do público e a interação com os clientes são mais presentes neste marketing do que na maneira anterior de trabalhar.
2 – TOFU – Top of the Funnel Offer (Topo do Funil de Ofertas)
As ofertas do Inbound Marketing, em geral, podem ser definidas como um conteúdo fornecido a um visitante, uma vez que preencheu um formulário da landing-page em seu site. O Topo do Funil de Ofertas é específico para alguém que está no topo de sua pirâmide de vendas. Em outras palavras, esta pessoa está consciente de seu produto/serviço e está à procura de mais informações. O objetivo primário do TOFU é educar a pessoa e responder suas perguntas. Há também Mofu (Middle of the Funnel – Meio do Funil) e Bofu (Bottom of the Funnel – Fundo do Funil): ofertas que estão focadas em clientes nas fases de avaliação e compra.
3 – Ciclo de Vida do Cliente
O Ciclo de Vida do Cliente é o processo de várias etapas, que inclui pesquisa, inquérito, compra e uso. Ao melhorar a experiência do cliente durante todas as fases deste processo, os comerciantes podem construir relacionamentos mais saudáveis com os consumidores. O ciclo de vida do cliente também está diretamente correlacionada com os tipos de oferta que você está oferecendo em seu “Funil de Vendas”.
4 – Campanha de remarketing
Remarketing é uma tecnologia usada pelo Google, que permite exibir anúncios em banners aos visitantes do seu site enquanto eles estão navegando outros sites. Esta estratégia continua a construir a marca/oferta mesmo quando o usuário não está diretamente envolvido com o seu site. Há uma abundância de opções de personalização disponíveis quando estamos utilizando uma campanha de remarketing.
5 – Segmentação
A segmentação é o processo de separação de seu público-alvo em grupos com diferentes necessidades e preferências. Estes segmentos permitirão fornecer estratégias de marketing diferentes, ofertas e mensagens direcionadas. A segmentação pode ser feita em listas de e-mail, no CTA de página, entre outros.
6 – “Persona” (Buyer Persona)
Os praticantes de Inbound Marketing adotaram amplamente a prática de criar personagens para representar os tipos de pessoas que compram e utilizam os seus produtos/serviços. “Personas” são curtas descrições de um tipo de cliente. Uma definição em tipos de persona proporciona maior clareza e direção para suas campanhas de marketing e ofertas.
7 – Palavras-chave de “Cauda Longa” (Long-tail keyword)
Uma palavra-chave de cauda longa é incomum ou raramente usada. O benefício para a segmentação deste tipo de palavras-chave é que elas são mais fáceis de se classificar e, quando utilizada corretamente, irá corresponder a resultados de pesquisa específicos. Um exemplo disso seria a meta “O que posso fazer para melhorar meu ranking de busca do google” , ao invés de utilizar apenas “SEO“.
8 – Acima da dobra (Above the fold)
A “dobra” é uma linha invisível em sua página web que geralmente designa o que o usuário será capaz de ver sem utilizar a barra de rolagem. Esta terminologia é emprestada da indústria de jornais. Como eles tipicamente são dobrados ao meio, a metade de cima, que é muito mais importante que a de baixo, fica em evidência.
9 – SERP (página da Search Engine Ranking)
É a página da engine de busca, em que o seu site vai aparecer para qualquer consulta. Esta é uma ótima maneira de examinar a eficácia de sua estratégia de SEO e também de entender o que está sendo colocado acima de você e por quê isso está acontecendo.
10 – Meta Tags
É composto por uma variedade de dados que informam às engines de busca sobre o que é um determinado site. Inclui:
Meta Descriptions – Uma descrição curta (160 caracteres ou menos) do conteúdo de uma página em especia,l ou post que usa palavras-chave, de maneira que convide uma pessoa a visitar seu site.
Meta Palavras-chave (keywords) – Geralmente usadas para descrever o conteúdo de um site. Mas, devido a uma abundância de palavras-chave enganosas ou imprecisas que levaram para sites de spam, a maioria das engines de busca não colocam muito peso sobre estas palavras.
Meta-titles – O título da página, que é exibido na barra do topo de seu navegador quando cada página é carregada. Este texto se apresenta também nos resultados da busca.
11 – Alt Text
O texto alternativo é uma breve descrição de uma imagem em seu site. Quando possível, é necessário incluir texto alt em suas imagens para que as engines de busca também leiam sobre o que são as imagens de seu site.
12 – CTR (Click Through Rate)
O CTR é a porcentagem de destinatários que abriu e clicou em uma URL específica em sua campanha de e-mail marketing. É usado para medir a eficácia da oferta por e-mail e das chamadas para a ação.
13 – Taxa de Conversão
Este é o percentual de pessoas que realmente respondem à sua chamada à ação. Pode ser medido em envios de formulários, vendas, telefonemas, compromissos, etc. Esta é a etapa final quanto à eficácia de qualquer campanha de marketing baseada em conversões.
Adaptado do artigo de Bill Faeth, originalmente publicado no Inbound Marketing Blog.
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