Com base nestas perguntas, 4 sócios (três brasileiros e um canadense) propuseram-se a oferecer um sistema no qual os consumidores possam ganhar descontos e recompensas exclusivas nos seus estabelecimentos favoritos, de um jeito muito mais simples e sem precisar acumular papéis, carimbos ou adesivos.
Algum tempo depois, lançaram o aplicativo goFidel, cuja missão é reunir todos cartões de fidelidade em um só lugar – o seu smartphone – e modernizar a forma de ativar os benefícios.
Conheça a história.
A ideia surgiu em meados de 2011, quando o advogado canadense Ari Comert resolveu vir para o Brasil visitar um amigo. Ele tinha em mente abrir um negócio ainda pioneiro aqui no país: queria implementar um programa de fidelidade, inicialmente para cafeterias, usando somente o celular.
Ao lado dos brasileiros Brunno Carvalho (designer gráfico), Pablo Lopes (desenvolvedor de sistemas) e Vinicius Ciccarelli (administrador de empresas), começou a desenvolver o software. E, juntos, os sócios perceberam que a ideia poderia ser estendida e aplicada também aos demais estabelecimentos comerciais, como academias, bares e baladas, restaurantes, lojas de roupas, entre outros. Sempre pensando na experiência do usuário.
O App funciona da seguinte maneira: cada vez que a pessoa visitar um estabelecimento participante, o responsável na loja mostrará o QR code (aquele código de barras bidimensional) do estabelecimento, para ser escaneado. A cada check-in feito, um ponto de fidelidade será adicionado à conta do usuário. Vale lembrar que cada estabelecimento tem etapas específicas a serem cumpridas e todo o processo pode ser acompanhado via smartphone. Depois de somar os pontos necessários de cada promoção, basta resgatar a recompensa, que pode variar desde um desconto em compra ou até mesmo em um produto especial.
O aplicativo conta, até o momento, com 15 lojas participantes, entre elas a Academia Gracie Butantã, a rede de grelhados Montana Express (unidade Shop. Iguatemi – Campinas), a Cervejaria Devassa (Vila Madalena), a rede de saladas Salad Creations (unidade Shopping Higienópolis), o clube cubano Azucar, o bar Kabul, a hamburgueria Icony, o Estúdio Falcão, a loja Koiza Linda Acessórios, o restaurante Quintal do Espeto, a clinica de estética Knoll Klinic, a loja de suplementos alimentares Natural Quality, a rede de temakeria Temaki Fry (unidade Aeroporto) e a loja de frozen yogurt e crepes Thatha (Cambuí/Campinas).
“Quando o Ari Comert, CEO da goFidel, chegou ao Brasil, queria criar algo novo, sendo que a proposta inicial era implementar um programa de fidelidade em cafeterias”, conta Brunno Carvalho, Diretor de Comunicação da goFidel. “Analisamos o mercado e percebemos que mesmo com todas as facilidades proporcionadas por um smartphone, ainda não existia nada parecido por aqui, foi então que chamamos os outros sócios Vinicius Ciccarelli e Pablo Lopes e seguimos em frente com a ideia. Esperamos facilitar os procedimentos dos estabelecimentos comerciais e também proporcionar uma experiência mais agradável ao usuário final”, acrescenta.
O goFidel já está disponível para download gratuito na AppStore – para baixá-lo, digite “gofidel” – e, em breve, estará disponível também para Android. Para mais informações acesse www.gofidel.com.br.