Fazer marketing na internet é uma tendência comum. Mas, e no seu website, qual esforço de marketing você emprega lá?
Foi-se o tempo que o website de uma empresa era uma imensa vitrine em que ela apenas mostrava o que fazia para quem passava por lá.
Só que, nesse caso, a vitrine nunca mudava e, por anos e anos, as pessoas que passavam por lá eram sempre surpreendidas pela mesma vitrine. Hoje, um website tem que ser mutante.
O que isso significa?
Significa que o website de uma empresa precisa ser encarado como uma ferramenta de marketing e comunicação, e como tal precisa estar atualizado para que ele não seja uma vitrine, mas um canal sobre o seu mercado.
Para ser mutante, o seu website precisa:
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Produzir conteúdo frequente relacionado com o que a sua empresa faz;
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Ser amigável com os mecanismos de buscas.
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Estar interligado com as redes sociais.
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Estar aberto a comentários, críticas e sugestões.
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Reproduzir as principais notícias do mercado – para se tornar referência do que acontece no mercado.
Isso vai permitir transformar a vitrine do seu antigo website em um desfile daquilo que a sua empresa faz e qual o resultado ela pode entregar para os clientes.
É isso que vai fazer com que as pessoas olhem para o seu website e veja que a sua empresa entende do que faz.
Nem só de design vive um website.
Os websites em geral são pobres em design. E isso não é uma característica nacional. Em geral, todos pecam por excesso, ou por amadorismo. Design é ferramenta não de marketing, mas de marca e, é justamente esse pequeno fator que vai ajudar as pessoas lembrarem de você quando ouvirem o seu nome.
Design precisa ser o início de tudo. Mas, as coisas não terminam por aí. Depois de definido o qual será a identidade visual, design, cores, logotipo e tudo mais, tá na hora de rechear a coisa toda.
E recheio é feito de conteúdo.
Como colocar o seu website mutante no ar?
Como já falamos logo acima, um website precisa ser mutante – e até dissemos o que você precisa fazer para torná-lo mutante. Mas, não satisfeitos, vamos falar um pouco mais sobre isso.
Produza conteúdo frequente no seu website sobre aquilo que você faz.
A linguagem publicitária prometendo, gritando e garantindo que a sua empresa é boa vai funcionar cada vez menos na web. Até porque na web um pequeno pode, em alguns casos, competir em pé de igualdade com os grandes.
Por isso é preciso mostrar o que você entende. Mostrar que você sabe o que faz. Só assim, com a prática, é que as pessoas vão ver que você realmente sabe o que está fazendo.
Quando as empresas têm medo de abrir a boca, as pessoas acham que ela tem medo de falar besteira e isso gera uma falta de credibilidade. Isso acontece porque, quando uma empresa entende do que faz, não tem medo de dar opinião.
Escreva sobre o que a sua empresa sabe. Faça isso com frequência. Isso vai ajudar a mostrar às pessoas que você sabe o que faz.
Seu website precisa ser amigável com os mecanismos de buscas.
Não adianta ter um website sensacional se você não aparece para os mecanismos de buscas. Se isso acontecer, as pessoas não chegarão até você.
Um website precisa agradar visitantes, para que eles não o abandonem, mas também precisa agradar os mecanismos de buscas, para que os visitantes continuem chegando e ficando por lá.
Por isso é impossível hoje desenvolver qualquer website sem olhar para os buscadores. Muitos leads, se você lembrar de otimizar o seu site, poderão surgir deles.
Seu website precisa estar interligado com as mídias sociais.
As mídias sociais são uma importante ferramenta para criar links e passar a sua mensagem pra frente. Além disso, elas criam links sobre seus artigos, sobre o conteúdo que você produz no seu website em todas as suas redes sociais.
E, por mais segmentado que você ache que seja o seu mercado, sempre vai ter alguém online buscando pelo que você faz. E, se você não estiver presente nas redes, se relacionando com a galera, pode ser que o seu concorrente esteja.
Seu website precisa estar aberto a críticas, comentários e sugestões.
Não é porque a sua empresa é especialista que todos devem concordar com a sua maneira de trabalhar e de ver o mercado.
Por esse motivo, é preciso estar abertos a ouvir o que a sua comunidade diz e, deixar que os assuntos virem uma discussão saudável sobre o que a sua empresa faz.
Tudo que a sua empres produz precisa se transformar em uma discussão sobre o tema. Uma discussão, troca de vivências e opiniões que engrandeçam o tema. A comunidade precisa participar.
Seu website precisa reproduzir as principais notícias do mercado.
Isso significa que o futuro do website da sua empresa precisa ser um portal de conteúdo proprietário e um espaço de informações, de modo geral, do mercado.
Além disso fortalecer a sua marca, vai aumentar a quantidade de pessoas que chegam até o seu website atrás de informação sobre aquilo que acontece no seu mercado.
É justamente esse tipo de notícias, de conteúdo que vai ajudar a sua empresa a ser referência no mercado.
Seu website precisa ser referência do que você faz.
E isso já dissemos aqui muitas vezes. Não é novidade nenhuma que o seu website precisa deixar de ser uma vitrine e se transformar em uma comunidade.
Certamente isso vai influenciar diretamente na percepção da sua empresa na web no seu tráfego online e, no número de pessoas interessadas em fazer negócios com a sua empresa.
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