Em novo estudo realizado pela E.life é possível constatar quais são as categorias de produtos e serviços mais e menos favorecidas pelos aplicativos móveis – aqueles utilizados em tablets e smartphones – para o registro de comentários no Twitter. Curiosamente, 38,8% dos posts da categoria higiene doméstica, a “mais móvel”, foram feitos por meio desses aplicativos. Varejo, bebidas, além de restaurantes e lanchonetes, estão na sequência, com 36,9%, 34,8% e 32,8%, respectivamente. As “menos móveis” são finanças, cartões e seguros (5,7%); construção, energia e saneamento (15,6%); automotivo (17,1%); e alimentação (20,3%). A E.life lidera o segmento de monitoramento de redes sociais e inteligência de mercado na América Latina.
Ainda de acordo com o levantamento, mesmo com tantos aplicativos existentes para publicações no Twitter, o próprio site da rede social na web se mantém à frente de qualquer outro meio como a plataforma mais utilizada pelos internautas. A apuração teve como objetivo mensurar o uso de aplicativos móveis no Twitter, em comentários sobre diferentes categorias, criadas pela própria E.life, de produtos e serviços. Para se chegar aos resultados, foi utilizado o E.life Tweetmeter – software que acompanha 24 horas o buzz no microblog. Ao todo foram monitorados 8.317.675 tweets relacionados às menções em português de 349 marcas, entre 1 de junho e 15 de agosto. Também foram rastreados quais os aplicativos utilizados para cada uma das publicações.
A análise mencionou marcas diversas, divididas em 14 categorias. São elas: alimentação, automotivo, aviação. bancos, bebidas, construção, energia e saneamento, editorial, eletrônicos e eletrodomésticos, finanças, cartões e seguros, higiene doméstica, restaurantes e lanchonetes, saúde, beleza e higiene pessoal, telecom e varejo.
Entre as plataformas móveis mais utilizadas para posts no microblog destacaram-se os aplicativos do Twitter para Android, para Blackberry e para iPhone. O Twitter para Android é mais usado para fazer comentários sobre bebidas (11%), restaurantes e lanchonetes (7,4%) e também telecom (7,1%). Já o app para Blackberry aparece em destaque nos tweets sobre higiene doméstica (15,4%), varejo (5,1%) e bebidas (5%). A versão para iPhone, por sua vez, tem como principais categorias aviação (11,6%), varejo (10,2%), restaurantes e lanchonetes (9,5%), e também editorial (9,5%).
Outros destaques foram os check-ins realizados pelo geolocalizador Foursquare, associados, principalmente, a bancos (8%) e varejo (5,1%), além de restaurantes e lanchonetes (2,7%) e marcas da categoria construção, energia e saneamento (2,7%).
Dois aplicativos estiveram presentes em todas as categorias, porém em menor número, é o caso Instagram e do Twitter para iPad. O Instagram teve como destaques as categorias automotivo (1,6%), varejo (1,4%) e também restaurantes e lanchonetes (1,4%), enquanto o aplicativo para iPad foi mais utilizado nos tweets sobre aviação (1,9%), editorial (1,9%) e restaurantes e lanchonetes (1,2%). Abaixo os resultados sobre cada categoria analisada:
Alimentação:Foram localizados 1447 aplicativos nos tweets que mencionaram marcas e produtos da categoria alimentícia. O site do Twitter (web) é a principal plataforma para publicação de tweets, com 67,3% dos posts, enquanto os principais aplicativos móveis representaram 20,3%. O mobile web, o Twitter for Android e o Ask.fm ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares no ranking, com 6,1%, 4,9% e 4,5%, respectivamente.
Automotivo: Sobre os usuários que citaram marcas da categoria automotiva, 1296 aplicativos foram utilizados nas publicações no microblog. O site do Twitter (web) é a plataforma mais utilizada em 31,3% dos posts e os principais aplicativos móveis abrangem 17,1% dos tweets. Nesta categoria destacam-se, nas primeiras posições do ranking, apps que integram o Twitter a outras mídias sociais, como o Twitterfeed (15,1%) e o Tweet Button (5,2%), ambos presentes em blogs e publicações via Facebook.
Aviação: 434 aplicativos foram usados pelos internautas em tweets sobre companhias aéreas. O site do Twitter (web) é a principal plataforma de publicação, com 41,2% dos depoimentos. Os principais aplicativos móveis representaram 27,7% dos posts. Em segundo lugar no ranking aparece o app para iPhone, utilizado em 11,6% dos tweets.
Bancos: Foram localizados 1252 aplicativos nos comentários do microblog que mencionaram bancos. O site do Twitter (web) é a principal plataforma para publicação de tweets, com 38,1% dos posts, enquanto os principais aplicativos móveis estão presentes em 29,1%. Em segundo lugar está o geolocalizador Foursquare, com 8% dos posts.
Bebidas: Foram localizados 2451 aplicativos nos tweets que mencionaram marcas e produtos desta categoria. O site do Twitter (web) foi a plataforma mais utilizada, servindo para publicação de 48,6 % dos depoimentos, enquanto os principais aplicativos móveis representam 34,8%. Os apps para Android e para iPhone figuram a segunda e terceira posições no ranking, sendo usados para comentários em 11% e 7,6%, dos tweets, respectivamente.
Construção, energia e saneamento: 552 aplicativos foram utilizados para publicações sobre marcas desta categoria. Em primeiro lugar no ranking ficou o site do Twitter (web), com 31,7% dos posts. Os principais aplicativos móveis representaram 15,6% dos tweets. O Twitterfeed e o Tweet Button (que fazem integração do Twitter com blogs) também se destacaram, com 28,1% e 5,6% dos comentários, respectivamente.
Editorial: Para comentar sobre empresas do ramo editorial foram usados 643 aplicativos. O site do Twitter (web) continua sendo a plataforma de publicação mais utilizada, com 43,2% dos depoimentos, enquanto os principais aplicativos móveis representaram 25,7%. O Tweet Button e o Twitter para iPhone aparecem em segundo e terceiro lugares no ranking, com 9,6% e 9,5% dos tweets, respectivamente.
Eletrônicos e eletrodomésticos: Dos aplicativos existentes, 2621 foram usados nos tweets que mencionaram marcas desta categoria. O site do Twitter (web) ficou em primeiro lugar no ranking, sendo utilizado para publicar 39,6% dos posts. Os principais aplicativos móveis representam 23,7%. O Twitterfeed ficou em segundo lugar, com 9,3% dos depoimentos e o Twitter para iPhone em terceiro lugar, com 8,9%.
Finanças, cartões e seguros: 728 aplicativos foram usados para mencionar marcas da categoria. O site do Twitter (web) liderou o ranking, sendo utilizado para a publicação da grande maioria dos tweets, com 84,3%. Os principais aplicativos móveis estiveram presentes em 5,7% das publicações.
Higiene doméstica: Foram utilizados 411 aplicativos nas publicações do Twitter que citaram produtos de Higiene Doméstica. O site no Twitter (web) é a plataforma mais frequente, ficando na primeira posição do ranking com 43,1% dos tweets. Os principais aplicativos móveis representaram 38,8%. No segundo lugar do ranking destacou-se o Twitter para Blackberry, responsável por 15,4% das publicações.
Restaurantes e lanchonetes: Para fazer publicações sobre produtos e marcas desta categoria, foram usados 446 aplicativos. O site do Twitter (web) foi o mais utilizado, com 54,9% dos depoimentos, enquanto os principais aplicativos móveis representaram 32,8%. Em segundo e terceiro lugares ficaram os apps do microblog para iPhone e Android, com 9,5% e 7,4% dos tweets, respectivamente.
Saúde, beleza e higiene pessoal: Foram localizados 1763 aplicativos nos tweets que mencionaram marcas e produtos ligados a esta categoria. O site do Twitter (web) ficou em primeiro lugar, com 56,3%, enquanto os principais aplicativos móveis representaram 26,2% das publicações. O app do Twitter para iPhone ganhou a segunda posição, com 6,9% e o app para Android figurou a terceira colocação, com 5,7%.
Telecom: 2005 aplicativos foram localizados nos tweets que mencionaram empresas de telecomunicações. O site do Twitter (web) ficou em primeiro lugar sendo a plataforma mais utilizada, com 54,5% dos posts, enquanto os principais aplicativos móveis representaram 28,3%. O site mobile do Twitter (mobile web) ficou em segundo lugar, com 8,3%. Os apps do microblog para Android e iPhone ocuparam a terceira e quarta posições, com 7,1% e 6%, respectivamente.
Varejo: Foram utilizados 1378 aplicativos nas publicações do Twitter que citaram empresas do setor varejista. O site do Twitter (web) é a plataforma mais frequente, com 39,8% dos posts e os principais aplicativos móveis representaram 36,9%. Além do uso dos apps para iPhone (10,2%), Android (6,9%) e Blackberry (5,1%), o aplicativo de geolocalização Foursquare também se destacou aparecendo em quarta posição, sendo usado em 5,1% das publicações.
Via divulgação Rosa Arrais.