A missão do inbound marketing não é apenas trazer visitantes para o seu website, mas sim permitir que o seu website leve a sua mensagem para uma comunidade.
A expressão inbound marketing não é uma expressão nova. Ela não nasceu apenas para a internet e para o marketing que une conteúdo e recursos digitais. Mas sim para o marketing offline.
Sendo assim, não é mais uma metodologia nova e repentina de marketing. Mas sim uma metodologia que tem como missão levar visitantes ao seu website através de ferramentas do marketing digital.
Mas, a missão do inbound marketing não é apenas trazer visitantes para o website da sua empresa, ou apenas fazer as pessoas clicarem nos seus anúncios de links patrocinados.
O papel do inbound marketing é justamente fazer do seu website um hub para transformar usuários em clientes, e não apenas atrair visitantes. Até porque os visitantes não vão adiantar nada se o seu website for vazio e sem graça.
O inbound marketing pode até atrair visitantes para o seu website, mas é justamente o conteúdo que vai fazer o usuário permanecer e navegar pelo seu website sem que ele vá embora correndo.
Os usuários não querem páginas vazias. Há alguns anos atrás, era muito comum buscar por algum conteúdo e se deparar com páginas que eram completos spams de conteúdo.
Como tudo, os buscadores se adaptaram a essa prática – hoje ilegal – e, baniram resultados que não levassem o usuário ao que ele procura. Com isso, o conteúdo passou a ser um dos critérios de relevância de uma página e, as empresas começaram a lançar mão do conteúdo próprio como ferramenta de marketing, relacionamento e, obviamente visitas em seus websites.
Com a popularização das redes sociais, principalmente o Twitter, as empresas viram alí uma oportunidade de fazerem links e divulgarem o conteúdo que elas criavam em suas páginas. E, a partir daí, os conteúdos começavam a ser espalhados não apenas pelos resultados em destaque nas buscas, mas pelos tweets e likes.
Se unirmos a isso algumas ferramentas do chamado marketing digital, como SEO e links patrocinados, por exemplo, temos uma grande oportunidade de trazer tráfego para o website das empresas.
Mas a grande pergunta que ficava era: o que fazer depois de uma visita.
Em 2008 o conteúdo para as marcas na web começou a se popularizar no Brasil. E, pouco depois as pessoas começaram a se questionar qual era o retorno (ROI) do conteúdo online.
Será que o conteúdo de um website realmente seria capaz de fazer alguém comprar alguma coisa? Até aonde aquele aumento em acessos significava crescimento de alguma coisa.
Nesse ínterim, nos EUA surgia o conceito de inbound marketing aplicado ao ambiente digital, que consistia não apenas trazer o visitante para o website da empresa, mas também transformá-lo em um lead.
A partir daí, algumas coisas começaram a ficar mais claras. As empresas começaram a entender que o conteúdo não é arma de vendas, mas de relacionamento e de criação da reputação da marca. Aprenderam ainda que os meios digitais como um todo são uma excelente oportunidade de divulgar a palavra da empresa, o que é de grande improtância nos dias de hoje.
E o inbound marketing surgiu para isso. Para levar sim, os visitantes para os websites das empresas. Mas para, acima de tudo, fazer com que esses usuários não apenas leiam uma página ou duas de conteúdo e sim se tornar um visitante e um seguidor do website de uma empresa.
E de visitante ou seguidor (através do RSS), um compartilhador das ideias da empresa (através das redes sociais), um curtidor da empresa, e um membro de sua comunidade (que não apenas visita o seu website, como assiste os vídeos da empresa, escuta os podcasting, assiste os webinars e etc.), e um evangelizador da marca (um defensor daquilo que a sua empresa faz) e, eventualmente, quando ele for comprar algo que você faz, um cliente.
Para isso é preciso não apenas criar conteúdo em seu website, mas sim captar as informações dos clientes, para que ele se torne um assinante, um expectador da sua empresa e baixe também o material que você produz.
Inbound é isso. Trabalhar a estrutura e o SEO para que você seja encontrado, aliado aos meios de divulgação online (marketing digital), aliado ao trabalho para que o usuário goste daquilo que você faz e continue te seguindo (conteúdo), sempre respeitando a vontade dele em seguir você ou apenas visitar de vez em quando (marketing permissivo).
Essa é a essência do inbound marketing. Porque não adianta levar visitantes ao seu website, se ele for sem graça e sem conteúdo. Não adianta ser apenas um rosto bonito, porque as pessoas não vão ficar por lá.
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