Na escola, todo mundo aprende o significado das cores e design das bandeiras de países, estados e municípios. O modelo da nossa bandeira brasileira, por exemplo, foi adotado em 1889 e traz em suas cores o verde das matas, o amarelo do ouro, o azul do céu, o branco da paz e uma estrela para cada estado, mais uma para o Distrito Federal. Isso a gente aprende na escola, depois cresce e começa a pensar em como seria a bandeira se a realidade atual fosse levada em consideração na hora de criar uma nova identidade visual. Esse questionamento, acredite, é mais comum do que se pensa. O Museu de Arte Moderna de San Francisco propôs a alguns criativos que pensassem em projetos de rebranding dos Estados Unidos.
Um destes projetos é a criação de uma nova identidade visual para as bandeiras dos 50 estados norte-americanos, levando em conta a realidade atual do país. A proposta do estúdio MGMT Design coloca nas bandeiras a preocupação com o alto custo com a saúde – se as pessoas vivem mais, gastam mais com hospitais e remédios -, o tamanho médio das moradias, os 15 minutos de fama, o domínio do McDonalds no mercado de fast food, a etnia dos presidentes norte-americanos, etc.
O significado de cada uma das bandeiras pode ser encontrado aqui. E no Brasil, como seria esse projeto?
[Via]
Posts relacionados:
- Coca-Cola lança desafio para redesign de logotipoPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | AnuncieVia RSS de Brainstorm #9
Comente este artigo