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Manual dos sinais sociais para SEO


Qual é o papel que as mídias sociais podem desempenhar na estratégia de SEO de um website?

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Matt Cutts via CrunchBase

Quase dois anos atrás, em dezembro de 2010, Danny Sullivan escreveu um estudo sobre sinais sociais e sua influência nos resultados de buscas.

O artigo explorou os sinais sociais que afetam os resultados, mas estava à frente do seu tempo.

O estudo concluiu que os dados do Facebook foram amplamente utilizados pelo Google (devido a não ter acesso a dados pessoais dos murais do Facebook), mas que os retweets servem como uma nova forma de construção de links.

Cerca de 2 semanas depois, Matt Cutts divulgou o vídeo abaixo em que ele confirmou que os sinais sociais, realmente desempenham um papel no SEO:

Hoje…

Ainda tentamos descobrir o papel que os sinais sociais desempenham na busca orgânica: vários estudos têm sido realizados para determinar a exata correlação entre os sinais sociais e o SEO.

No entanto, é claro que a importância dos sinais sociais está aumentando com o tempo, e isso pede várias questões:

  • Como os sinais sociais melhoram a classificação nos buscadores?
  • Qual é o futuro dos sinais sociais em relação ao SEO?
  • Que medidas devem ser tomadas agora para melhorar os sinais sociais do meu site?

Como os sinais sociais melhoram a classificação nos buscadores?

Embora qualquer resposta para esta questão seja discutível, os sinais sociais têm um impacto direto e indireto sobre rankings de busca orgânica.

O impacto direto vem do:

  • Número de pessoas que gostam da sua marca no Facebook;
  • Número de ações do Facebook;
  • Número de seguidores no Twitter;
  • Número de tweets mencionando o seu nome ou marca, incluindo um link para o seu site;
  • Número de pessoas que você tem em seus círculos no Google+.

Já, o impacto indireto vem do:

  • Aumento de links e citações da marca online;
  • Aumento opiniões e depoimentos positivos de clientes satisfeitos;
  • Diminuição da taxa de rejeição e aumento do tempo de acesso;

Embora os impactos diretos sejam bastante simples, falemos sobre os indiretos.

As redes sociais podem desempenhar um trabalho importante no SEO

As redes sociais podem desempenhar um trabalho importante no SEO.

Aumento de links e citações da marca online.

O impacto mais poderoso indireto de mídia social é sua capacidade de gerar novos links, melhorando a percepção da marca e visibilidade online.

Se você é capaz de ser encontrado, você é capaz de ser linkado, e os links ainda são um fator importante no resultado.

Aumento de opiniões e depoimentos positivos de clientes satisfeitos.

A mídia social vem sendo utilizada nos dias de hoje como uma extensão do SAC.

Os usuários podem twitam para a empresa e esperam que seu tweet seja respondido. Da mesma forma, o mesmo acontece no Facebook. As mídias ganharam um papel de redes de atendimento, salvando clientes de irritantes serviços de atendimento.

Este acesso fácil a uma empresa ajuda os usuários se sentirem mais próximos, aumenta a fidelidade do cliente e constrói a confiança do consumidor.

Diminuição da taxa de rejeição e aumento do tempo de acesso.

Os consumidores que estão familiarizados com uma determinada marca através da interação social são mais propensos a tornarem-se visitantes assíduos de seus websites.

O aumento do tempo de acesso, no entanto, pode ser usado como uma métrica para classificação de pesquisa biológica.

Cronometrando quanto tempo leva para um usuário para voltar à página de pesquisa depois de clicar em um resultado, o Google pode medir se o site visitado deu ao usuário a resposta ou a informação que eles estavam procurando.

Da mesma forma, o Google rastreia visitas repetidas ao mesmo site, muitas vezes mostrando sites frequentemente visitados nos resultados de pesquisa personalizadas, quando estamos logado em nossa conta do Gmail.

Então, sabemos que o Google rastreia essas métricas, mas eles usá-los para fins de classificação? Não há uma resposta livro, mas acredito que eles fazem.

Qual é o futuro dos sinais sociais em relação ao SEO?

Em dois anos, as empresas que não têm uma estratégia social serão deixadas na poeira por aquelas que o fazem; os sinais sociais estão se tornando o “link” em termos de importância do algoritmo de classificação.

A importância dos links na classificação dos resultados nunca vai desaparecer completamente, e os impactos diretos e indiretos de sinais sociais irão superar os links como o fator mais importante ranking.

Por que? Várias razões:

  1. O mundo está se tornando mais social. As crianças de hoje são os consumidores do futuro, e eles estão sendo levadas para o Facebook, Twitter, Google +, etc. Além disso, as pessoas já passam mais tempo em redes sociais do que em motores de busca, e isso vai continuar a crescer;
  2. As pessoas estão mais propensas a confiar em um site recomendado pessoalmente por seus amigos do que por um motor de busca;
  3. Sites com forte presença social têm melhores taxas de conversão e fidelidade à marca, levando a mais vendas, mais boca a boca, e maior conscientização da marca.

Além dos sinais sociais, há uma clara tendência ascendente na importância do AuthorRank como um sinal de classificação.

O Google implementou esta idéia através do Google Author, que permite que o Google rastreie autores através de domínios e atribuia autoridade e credibilidade ao seu conteúdo.

Com isso, é possível que o conteúdo não só tenha uma classificação mais elevada nos motores de busca, mas também passe mais valor aos links externos.

Que medidas devem ser tomadas agora para melhorar os sinais sociais do meu site?

Semelhante ao SEO, há dois elementos fundamentais para mídias sociais: o local e o externo. A fim de planejar uma campanha de mídia social, os dois elementos devem estar presentes.

Elementos locais incluem:

  • Botões de ação (como, recomendar, tweet, marcador, etc.);
  • Botões de conexão (como curtir uma página no Facebook, seguir no Twitter, LinkedIn, etc.);
  • Um blog.

Elementos externos incluem:

  • Página do Facebook;
  • Conta no Twitter;
  • LinkedIn da empresa;
  • Conta Pinterest;
  • Conta Youtube;
  • Outras plataformas de mídia sociais.

Aqui está um guia passo-a-passo rápido para o lançamento de sua presença na mídia social:

Passo 1: Registre sua empresa nos canais de mídia social listados acima.

Basta ter uma presença em cada canal social para criar os links que ajuda a estabelecer a credibilidade de sua marca.

Passo 2: Configure o blog da empresa, se você não tiver.

Então comece a blogar pelo menos uma vez por semana. Certifique-se que seus artigos contém algo útil, valioso, ou original.

Passo 3: Configure o monitoramento do conteúdo.

Se você optar por contratar um escritor especialista para escrever para o seu blog, esta etapa é crucial.

É preciso monitorar como as pessoas estão se comportando perante o conteúdo que a sua empresa produz.

Passo 4: Configure o monitoramento externo.

Se você não tem tempo para participar em sua página no Facebook e conta no Twitter, contrate alguém para fazer isso por você. O “Gerente de Comunidade” é, provavelmente, o trabalho que mais cresce nos EUA, devido à necessidade de se ter experientes profissionais de marketing de mídia social para gerir a presença social de uma marca.

Passo 5: Integre as suas ferramentas de monitoramento.

Sempre que um novo post é publicado, anuncie através de seus canais sociais.

Da mesma maneira, incentive os leitores do blog para se juntar a seus canais sociais com os botões que permitem aos leitores facilmente seguí-lo no Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+.

Conclusão.

Os sinais sociais percorreram um longo caminho em termos de impacto sobre SEO ao longo dos últimos anos. Nós perguntamos se os sinais sociais desempenham um papel no resultado das buscas, na tentativa de determinar a correlação exata entre cada tipo de sinal social.

Apesar de ainda não saber o verdadeiro impacto dos sinais sociais, sabemos que eles estão crescendo em importância em relação ao algoritmo de classificação de resultados, e continuará crescendo.

Tabela periódica do Social Media Optimization

Tabela periódica do Social Media Optimization.

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Este artigo foi adaptado do original “Your Guide to Social Signals for SEO“. do SEOMoz.

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