X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como um provedor desconhecido derrubou o Google sem querer por meia hora


O Google ficou offline para até 5% dos usuários esta semana, e os motivos por trás disso são bem interessantes – a história mostra como funciona a internet.

Tom Paseka escreve no blog da CloudFare como um provedor de acesso à internet na Indonésia conseguiu derrubar o Google por acidente durante quase meia hora, de segunda para terça-feira.

Para entender isso, é preciso aprender a estrutura da internet. Basicamente, como as diferentes redes no mundo se interconectam para virar uma só? Tom explica:

A Internet é uma coleção de redes, conhecido como “sistemas autônomos” (AS). Cada rede tem um número único para identificá-la, conhecido como ASN (número de sistema autônomo). O ASN da CloudFlare é 13335, e do Google é 15169.

As redes são ligadas entre si pelo BGP (Border Gateway Protocol). O BGP é a cola da Internet: ele anuncia quais endereços IP pertencem a cada rede, e estabelece as rotas de um AS para outro.

Quando você acessa um site, como o Gizmodo, seu provedor tenta encontrar o caminho mais curto até ele. Isso é possível através do BGP, que conecta todas as redes da internet.

Só que, em raras situações, o BGP pode “mentir”. Ou seja, ele pode anunciar endereços IP que não pertencem a uma rede. E o que acontece? Isso desvia o tráfego da internet – até mesmo de grandes sites, como o Google.

Era o caso da Moratel, um provedor indonésio. Eles dizem que uma falha de hardware causou o problema, e isso provavelmente os fez anunciar um endereço IP que não era deles. O erro se espalhou, já que provedores upstream confiaram na Moratel, e afetou o Google às 0h24 de segunda para terça-feira (horário de verão).

Quando surge uma falha no BGP, a “cola da internet”, coisas bizarras acontecem. Por exemplo, a CloudFare está fisicamente próxima aos servidores do Google, então o caminho mais rápido entre os dois é curto. Mas quando Tom tentava acessar o Google, o tráfego era desviado para a Indonésia – a 13.000km de distância! E ainda assim, ele não conseguia acessar os serviços do Google, já que o caminho estava errado.

A solução é simples: avisar o erro à Moratel, para eles anunciarem o endereço IP correto. Tom fez isso, e três minutos depois, o problema já estava resolvido: o Google voltava ao ar.

Não é a primeira vez que isso acontece: o Google já foi afetado antes por “vazamento de rota”. Quando o governo do Paquistão tentou censurar um vídeo do YouTube, o provedor nacional acabou vazando endereços IP errados, que se propagaram pelo mundo através de provedores upstream. Isso derrubou o YouTube por duas horas.

É uma história interessante, que mostra como a internet funciona em um sistema de confiança, e como algo pode dar errado – mesmo para gigantes como o Google – se alguém mentir. [CloudFare Blog]

Foto por Arjuna Kodisinghe/Shutterstock

dcb di
dcb wYQWUqLNpyI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot