Criada conjuntamente pela instituição e por investidores, a Aceleratech usa como exemplo outros programas de aceleração mas, ao que pudemos levantar, tem como particularidade, ao menos no Brasil, ter sido criada – e ser executada – não apenas dentro de uma universidade mas também com papel ativo da instituição.
Compareceram diversos empreendedores, investidores e profissionais de diversas empresas, numa mistura interessante de nomes reconhecidos neste mercado com participantes não tão frequentes em eventos sobre o assunto – o que mostra uma validação e uma renovação do tema. Confira no vídeo a explicação completa de como a Aceleratech vai funcionar.
Em resumo, a Aceleratech está recebendo inscrições de startups que desejam participar de um processo de aceleração que dura 12 semanas, em dedicação integral, na ESPM Pós. Cada startup participante receberá R$ 20 mil para ajuda de custos, aulas sobre uma série de assuntos relacionados a administração de negócios, mentoria (de estratégia, especializada e de profissionais padrinhos) e participarão de uma série de atividades práticas com o objetivo de desenvolver seu negócio. Em troca, a startup cede uma participação minoritária da empresa para a aceleradora. “Empreender envolve altos riscos e longo prazo. Nós queremos uma relação duradoura com os empreendedores, para que a empresa tenha uma boa continuidade, não queremos simplesmente que eles tenham uma boa aceleração”, posiciona Mike Ajnsztajn, um dos investidores que fundaram a iniciativa.
Além da apresentação da Aceleratech por parte dos dois investidores responsáveis Mike Ajnsztajn e Pedro Waengertner, houve também palestras de Katherine O’Neill (diretora da rede de anjos Jumpstart Network, na região de Nova York, da qual Mike faz parte, e conselheira na Angel Capital Association), de Malte Huffman (co-fundador e CEO da Dafiti) e um painel com Alexandre Veiga (Mountain do Brasil), Vinícius Roveda (Conta Azul) e Todd Cohen (ShopCliq). Estamos preparando matérias sobre o que eles falaram, vamos publicar e linkar aqui.
Conheça um pouco mais sobre a equipe diretamente responsável pela Aceleratech – os mentores ainda não foram divulgados:
Mike Ajnsztajn – Fundador: Empreendedor serial e investidor anjo com vasta experiência internacional, fundou e vendeu empresas em diferentes indústrias e países. Fluente em cinco idiomas, Mike trabalhou em quatro continentes e gosta de encarar o desafio de iniciar empresas e torná-las prósperas. Mike divide seu tempo entre São Paulo e New York, buscando novas oportunidades. Co-fundador e CEO do Zuppa.com.br o primeiro site de reservas para restaurantes do Brasil, da Astralis biotecnologia, focada na pesquisa e cura de Psoriases, baseada no Estados Unidos e Blowtex, uma das marcas mais importantes de preservativos do Brasil. Formado em Administração de empresas pela FGV.
Pedro Waengertner – Fundador: Publicitário com especialização em marketing, Pedro trabalha há mais de dez anos com marketing digital e tecnologia, sendo Coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital na ESPM. Pedro também é empreendedor serial, tendo participado como co-fundador do site Zuppa.com.br o primeiro site de reservas para restaurantes do Brasil, do Zubit.com.br, site de monitoramento, análise e publicação em mídias sociais e é sócio-diretor do Grupo Conectt, uma das principais empresas de tecnologia do Brasil.
Sean Lindy – Diretor Executivo: Americano, fluente em Português, graduado pela Illinois State University em Marketing e com MBA pela University of Illinois. Trabalhou na Whirpool Corporation entre USA e Brasil, onde lançou a marca KithenAid na América Latina. Tem passagem por startups nos USA e tem uma grande variedade de experiência em negócios, incluindo marketing, finanças, estratégia e inovação. Recentemente, tornou-se sócio-fundador de uma empresa de desenvolvimento de baixa renda residencial no Brasil.
Maria Angélica P.A Garcia – Diretora de Marketing:
Formada em Direito e com LL.M em Propriedade Intelectual & Comércio Internacional pela Queen Mary – University of London.
Trabalhou na Deloitte em Munique, Alemanha assessorando empresas estrangeiras a se estabelecer no Brasil.
Prestou consultoria para duas startups alemãs, assessorando o desenvolvimento do planejamento de comunicação e modelo de negócios das mesmas, e trabalhou na Ogilvy & Mather e na W3haus, algumas das maiores agências de comunicação do Brasil, como gerente de contas online e offline. Fluente em Inglês e Francês.
Licínio Motta – Diretor Geral da Pós-Graduação SP da ESPM: Master of Business Administration com major em Marketing pela Central Michigan University MI. USA. Graduado em Administração de Empresas. Atua em Marketing, desde 1976, nas áreas de desenvolvimento de projetos, planejamento estratégico e marketing, planejamento de comunicação e desenvolvimento de produtos. Essa experiência foi adquirida na Cato Johnson Marketing Promocional – Grupo Young & Rubican – como diretor de atendimento – na Eli Lilly do Brasil, e na Henkel do Brasil como Gerente de Grupo de Produtos e na Phillip Morris, como Gerente de Projetos. Sócio-Diretor da CLM Consultoria Empresarial e Pesquisa de Marketing. Professor dos Cursos de Pós-Graduação da ESPM.