Todo pequeno varejo para crescer em seu mercado deve ter como foco atender melhor seus clientes. Uma das formas é ampliar os canais de atendimento criando novas alternativas que facilitam seu relacionamento. O mais interessante hoje em dia é a facilidade de criar e desenvolver estas ferramentas através da internet.
O primeiro passo é entender o perfil de seus clientes e identificar quais ferramentas podem melhor ajudar seu negócio. Uma dica é que ao decidir o uso de uma nova ferramenta deverá dedicar-se da mesma maneira que em outros pontos de contato de seu negócio off-line.
Algumas sugestões de ferramentas são as seguintes:
- Endereço de correspondência online (email) – Com este endereço você poderá mandar mensagens a seus clientes com novidades, promoções e muito mais. Não é necessário ter um endereço próprio (com seu nome), pois existem diversos provedores que sua empresa pode criar email de graça.
- Endereço Virtual – Ter um endereço virtual (pagina na internet) facilita que seus clientes busquem informações sobre sua empresa e seus diferenciais competitivos, também dos produtos que você comercializa e os dados de contato (tanto on-line quanto off-line).
- Chat virtual (msn, Skype, etc) – Disponibilizar chats ajudam a ampliar os canais de comunicação com seu cliente e também a redução de custos com telefonia. Outra possibilidade é ajudar a realizar reuniões virtuais diminuindo deslocamentos e tomando decisões com mais rapidez.
- Pagina de relacionamento com clientes (facebook, Orkut, etc) – Dependendo das características de seus clientes é muito importante uma pagina em um site de relacionamentos. Nela você também poderá divulgar promoções, novidades e muito mais sobre seu negócio interagindo com seus clientes.
- Loja virtual – Ter uma loja física e não ter uma loja virtual significa o mesmo que dizer não a muitos clientes. O melhor seria integrar a operação da loja física com a virtual e assim ter apenas um estoque único e um único sistema de faturamento, mas caso não seja possível mantenha dois sistemas funcionando com um controle interno. Ela pode ser também uma ferramenta para que seu cliente coloque o pedido reservando o produto com a retirada em sua loja física. Existem várias possibilidades de integração entre lojas físicas e virtuais e certamente uma delas deve se encaixar ao seu negócio.
- Perfil no Empreendemia – O Empreendemia é uma rede social com mais de 22 mil empresas do Brasil inteiro. Ter o seu perfil lá (que é gratuito, por sinal) te ajuda a procurar fornecedores com facilidade, já que você pode fazer cotações rapidamente e ainda verificar a reputação desses potenciais fornecedores. Além disso, se você vende para outras empresas, pode ser um ótimo canal para conseguir novos contatos e, assim, novos cliente. Crie seu perfil no Empreendemia aqui.
Não importa como seu cliente é atendido (online ou off-line), lembre-se que a sua empresa é uma só e é assim que ela é vista. Amplie os canais de comunicação e assim melhore o relacionamento com seus clientes e consequentemente aumente o seu faturamento.
Abraços,
Maurício Camacho (Gerando visibilidade e clientes através da internet)
FanPage do Maurício no Facebook
–
Veja mais artigos da seção Dicas para Pequeno Varejo.
————————————————————
Veja também:
- Avaliação do potencial de venda de sua loja
- 3 dicas sobre como utilizar Mídias Sociais como canal de comunicação
- Nunca é tarde para você fazer a análise de viabilidade de seu pequeno varejo